Grupos cênicos de Sergipe se preparam para apresentações na Vila da Páscoa

 

A Vila da Páscoa está de volta à Orla da Atalaia, em Aracaju, entre os dias 4 e 27 de abril, trazendo uma programação diversificada e gratuita para toda a família. Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o evento amplia as opções culturais no estado e dá mais visibilidade aos grupos cênicos sergipanos, seguindo o sucesso das Vilas da Criança e do Natal.

Com mais de 40 atrações confirmadas, o espaço teatral será climatizado, acessível e gratuito, com capacidade para 100 pessoas por sessão. As apresentações serão diárias, às 18h30 e às 20h30, com entrada por ordem de chegada mediante formação de fila.

Todos os grupos que se apresentaram nas edições anteriores das Vilas retornam para esta edição, além da adição de novas companhias cênicas. A assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap, Grazzy Coutinho, explicou que a seleção foi pensada para atender toda a família. “A Vila tem um papel muito importante na formação de plateia. São cem lugares disputados, com pessoas que fazem questão de conhecer diversos grupos de teatro. Ver o sorriso estampado no rosto de quem assistiu a um espetáculo 100% sergipano e a felicidade dos artistas ao se apresentarem é de suma importância para nós, enquanto agentes culturais e técnicos da Funcap.” contou.

Programação diversificada

Abrindo a programação, o espetáculo “Palhaço Sempre Palhaço”, protagonizado por César Leite, promete muita alegria e encantamento. Para ele, a Vila da Páscoa é uma grande oportunidade para os artistas sergipanos: “Essa programação nos permite mostrar nossas produções, sermos reconhecidos e valorizados em nossa própria terra. Além disso, serve como uma vitrine, já que muitos turistas se hospedam nos hoteis da orla e prestigiam o evento. O espetáculo é um chamado à alegria e ao encantamento com a figura do palhaço. As expectativas são as melhores, pois esse projeto já provou seu sucesso em outras edições, sempre com casa cheia”.

O Grupo Raízes, ativo desde 1974, também irá participar da primeira semana de apresentações, levando ao palco os espetáculos “Os Felinos” e “Os Três Porquinhos”. O produtor cultural Jorge Lins destacou a importância do evento para a democratização da arte. “Esse projeto de valorização do artista sergipano e democratização da arte é fundamental para que possamos estreitar o contato com o público, principalmente aqueles que não têm acesso ao teatro. O grupo fica muito feliz em participar mais uma vez”, contou.

A arte circense também estará presente na primeira semana da Vila, representada pela Trupe Kadabra, que apresentará um espetáculo inédito. Para a artista Fabricia Alves, o contato direto com um novo público é fundamental.

“Espero que o público goste do novo espetáculo, falando a linguagem do povo e trabalhando com o imaginário, e vai mexer com adultos e crianças. Torço para que as vilas continuem por muito tempo, porque para nós, artistas, tem sido muito especial. Nunca tivemos eventos tão grandes assim, colocando a gente lá dentro, montando um teatro com estrutura e som ótimos, cadeiras para o público, ar-condicionado… é tudo muito incrível”, destacou.

Outra atração confirmada é o Teatro de Fantoches do Corpo de Bombeiros, que utiliza a arte e a música para transmitir, de forma lúdica e interativa, orientações sobre primeiros socorros e dicas de segurança, especialmente para o público infantil.

Para a subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Maria Souza, essa é uma oportunidade de mostrar a diversidade de atuação da corporação. “Trabalhamos em várias frentes, e uma delas é justamente o trabalho educativo com o público infantil, destacando que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes”, explicou.

Fonte: Secom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.