Projeto transforma droga apreendida em combustível

Na última sexta (28), a Polícia Federal apresentou em Belém um projeto que envolve transformar a cannabis apreendida em um biocombustível e converter a biomassa da planta em gasolina, diesel ou querosene verde. A iniciativa, que ganhou o nome de Cannabiocombustível, ainda está em fase experimental e conta com o apoio das Universidades Federais do Pará (UFPA) e de Santa Catarina (UFCS).

  • 7 verdades que você precisa saber sobre cannabis medicinal
  • Planta brasileira produz canabidiol, mas sem substância psicoativa da cannabis

No entanto, o projeto já começou há cerca de dois anos, no Laboratório da Superintendência da PF no Pará. A tecnologia usa um processo térmico que pode alcançar temperaturas de até 500°C e permite o processamento de mais de 1 tonelada da biomassa vegetal em 24 horas.

Além do bio-óleo combustível, a conversão ainda gera biocarvão (que pode funcionar como fertilizante ou para a despoluição de águas residuais) e vinagre pirolítico, com potencial para conservação de alimentos e ação fungicida.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além de bio-óleo, projeto da PF também gera biocarvão (Imagem: Dexter Fernandes/Unsplash)

No comunicado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública diz que a tecnologia pode ajudar a transformar o destino dos materiais apreendidos. Trata-se de uma alternativa ecológica para a geração de combustíveis renováveis e que, de quebra, pode reduzir os custos de armazenamento e descarte dessas substâncias.

O projeto que transforma droga apreendida em combustível segue em fase de ajustes para otimizar o rendimento e a qualidade dos combustíveis gerados, e vale observar que ganha ainda mais relevância com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025.

Leia também:

  • Toyota aposta em biocombustíveis para limpar frota no Brasil
  • Bambu pode virar uma nova fonte renovável de energia

VÍDEO | Hidrogênio: o combustível do futuro?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.