SpaceX, de Musk, inicia voo tripulado histórico em órbita polar

Quatro astronautas iniciantes decolaram para uma missão histórica na noite dessa segunda-feira (31/3), a bordo de um foguete SpaceX Falcon9 para uma missão histórica na órbita polar, com a inclinação mais alta voada por humanos até o momento. A missão, chamada de Fram2, partiu do Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center da Nasa.

A expedição polar orbital foi financiada por Chun Wang, que mora em Malta e também está na missão, ao lado do diretor de fotografia norueguês Jannicke Mikkelsen; do pesquisador alemão de robótica ártica, Rabea Rogge; e do guia polar australiano, Eric Philips.

2 imagens

Foguete foi lançado para missão na órbita polar

1 de 2

Da esquerda para a direita: o comandante da missão Chun Wang, o piloto do veículo Rabea Rogge, o comandante do veículo Jannicke Mikkelsen e o especialista da missão e oficial médico Eric Philips

Fram2

2 de 2

Foguete foi lançado para missão na órbita polar

Michael Cain/Spaceflight Now

Foguete experiente

O foguete Falcon 9 que dá suporte a esta missão, número de cauda B1085 na frota da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, foi lançado pela sexta vez. Esta é a segunda vez que este propulsor lançou a tripulação para a órbita após o voo da Crew-9 para a Estação Espacial Internacional em setembro de 2024.

A missão Fram2 marca a primeira vez que um propulsor com cinco voos anteriores lançou uma missão de astronautas.

A SpaceX leva a tripulação a bordo da nave Crew Dragon Resilience. Esta é sua quarta viagem ao espaço, seguindo os lançamentos da Crew-1, Inspiration4 e Polaris Dawn.

Desafios

Na sexta-feira (28/3), Kiko Dontchev, vice-presidente de lançamento da SpaceX, disse que eles estavam enfrentando um desafio de lançamento semelhante ao que vivenciaram com o voo Polaris Dawn no ano passado.

“Esta missão é um pouco mais desafiadora do que até mesmo uma missão normal da tripulação quando se trata de disponibilidade de lançamento”, disse Dontchev durante uma teleconferência sobre a missão no X.

“Como este é um voo livre e não estamos indo para a estação espacial, não temos apenas que nos preocupar com o clima no local de lançamento, o clima na pista de subida, mas também temos que ir em frente e prever o clima na zona de recuperação.”

Missão histórica

O destino desses quatro astronautas para sua missão de 3,5 a 5 dias os leva a uma órbita polar com uma inclinação de 90 graus. Embora essa não seja a inclinação mais alta para uma missão lançada da Costa Espacial (que seria o satélite meteorológico ESSA 9 em 1969, segundo o astrônomo Jonathan McDowell), essa será a inclinação mais alta voada por humanos.

“Curiosamente, os astronautas que chegaram mais perto de voar em uma órbita polar verdadeira (inclinação de 90 graus) foram os cosmonautas soviéticos originais Vostok e Voskhod (incluindo Yuri Gagarin) no início dos anos 1960 – e eles voaram apenas a cerca de 65 graus”, escreveu Jon Edwards, vice-presidente da Falcon e Dragon na SpaceX, no X.

“O ônibus espacial fez uma única missão a 62 graus em 1990. Agora, no espírito de exploração, o Fram2 dará mais um passo ousado para a humanidade.”

Mikkelsen, uma premiada diretora de fotografia, é responsável por capturar a experiência por meio de uma variedade de câmeras durante o voo. Ela disse que é um momento marcante para o voo espacial humano.

“Meu primeiro e imediato pensamento é: estamos deixando o planeta Terra. Estamos embarcando em uma expedição épica para sermos os primeiros humanos em uma órbita polar, a última fronteira da exploração humana em órbita baixa da Terra”, ela disse. “Somos a nova geração de astronautas.”

Durante a missão, a tripulação conduzirá um conjunto de 22 experimentos científicos e demonstrações tecnológicas. Isso inclui experimentos monitorando a regulação da glicose, o crescimento de cogumelos e o impacto do voo espacial na saúde reprodutiva das mulheres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.