ChatGPT libera novo gerador de imagens para todos; veja como usar

A OpenAI anunciou que todas as contas gratuitas do ChatGPT podem usar o novo gerador de imagens 4o, responsável pelas criações no estilo do Studio Ghibli, desde segunda-feira (31). 

  • Como saber se o ChatGPT está fora do ar
  • 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas

A novidade foi confirmada pelo CEO da empresa Sam Altman em seu perfil no X. O novo modelo foi anunciado na semana passada com diversas melhorias na geração de imagens: é possível incorporar uma foto existente para outro estilo visual, extrair fontes e criar textos legíveis e precisos.

A empresa ainda não deu mais detalhes, mas as contas gratuitas têm um limite de uso do modelo — vale lembrar que Sam Altman comentou que “as GPUs estavam derretendo” devido à alta demanda nos primeiros dias de uso, impulsionados pela trend do Studio Ghibli.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Captura de um post de Sam Altman no X
CEO da OpenAI, Sam Altman confirmou a distribuição do recurso para todas as contas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Como usar o novo gerador de imagens do ChatGPT

O recurso pode ser usado na própria aba de conversa do chatbot:

  1. Abra o ChatGPT pelo site ou aplicativo
  2. Insira o comando que precisa ser seguido para criar a imagem;
  3. Caso prefira, você pode clicar no ícone de “+” e enviar uma foto para ser usada como base;
  4. Aguarde o resultado.

O chatbot pode avisar quando usar o modelo anterior DALL-E na criação.

OpenAI registra milhões de novas contas e quer lançar modelo aberto 

O ChatGPT dominou as conversas sobre IA generativa nos últimos dias com a trend de criar imagens com o estilo dos filmes produzidos pelo Studio Ghibli, adotada por empresas, influencers e até figuras governamentais.

O sucesso também trouxe uma nova leva de usuários para a plataforma: segundo Sam Altman, a empresa registrou um milhão de novas contas em apenas uma hora durante a tarde de segunda-feira (31). No mesmo dia, a OpenAI também confirmou instabilidades no cadastro de novos usuários, o que pode ter ocorrido por conta do alto movimento.

Além disso, a empresa revelou que pretende construir outro modelo aberto de IA, o primeiro desde o GPT-2, de 2019. A novidade pode ser uma resposta para Meta e DeepSeek, que possuem alternativas de código aberto, e uma forma de aliviar críticas sobre o desenvolvimento fechado da criadora do ChatGPT.

Leia também:

  • Google libera sua IA mais inteligente para todos no Gemini; veja como usar
  • O que é Perplexity e como usar a IA para fazer pesquisa aprofundada
  • Quer tirar o Gemini do Gmail? Saiba como desativar a IA do Google no app e site

VÍDEO:

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.