“A forma de se comunicar não é a mesma de 2003, por isso defendemos a renovação”, diz presidente do PT Bahia

Com o PT Bahia empenhado em trabalhar para reeleger o governador Jerônimo e o presidente Lula em 2026, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, defendeu que a forma de o partido e as gestões petistas de dialogar, apresentar seus avanços, melhorias e propostas para a população precisa estar em conformidade com as mudanças na comunicação, cujo debate na atualidade está majoritariamente concentrado nas redes sociais. A declaração foi feita e, nesta segunda-feira (31), em entrevista à TV Band Bahia.

“Penso, um resumo da minha opinião há muito tempo, que nós chegamos em Brasília nesse governo Lula 3.0, não com a cabeça de 2023, mas com a cabeça de 2003, sobretudo na comunicação. E aí houve uma tentativa de copiar e colar o que a gente fez, de comunicação com o público, de diálogo com o cidadão, de diálogo com o povo brasileiro de 20 anos atrás, e as coisas mudaram demais. A forma de se comunicar não é a mesma de 2003, por isso defendemos a renovação”, afirmou o presidente.

O dirigente explicou que esse é um dos motivos para fomentar a renovação de novos e qualificados quadros no partido, nas bancadas e na política, por estarem mais antenados ao posicionamento assertivo, antecipado, mais dinâmico e também combativo nas redes sociais. “Porque a direita, a ultradireita já o fez, já virou a chave. O jeito que o governo se comunica hoje com o cidadão não é através das manchetes de jornal, com todo o respeito aos jornais impressos, como era antigamente, ou as capas de revista. Isso não basta. Não basta anunciar que a inflação desacelerou, que o salário agora teve um poder de compra maior, aumentou o poder de compra do trabalhador. Porque se a gente pegar todos os índices da economia e o trabalho do ministro Fernando Haddad, eles são bons, são excelentes, sobretudo, se você olhar o cenário internacional”.

Éden exemplificou como a massificação da comunicação digital, por suas características de agilidade e facilidade de acesso, faz toda diferença para dialogar com a população. “A trabalhadora, o cidadão que está dentro do metrô, indo pro seu trabalho, levar seu menino na escola, olhando pro celular recebe um bombardeio de informações, de desinformações, de mentiras e fake news da extrema-direita, mostrando o contrário, que o Brasil não melhorou, ou que se melhorou foi por conta do desempenho pessoal de cada um e não pelo trabalho do presidente Lula”.

“Então a cabeça de 2003 não serve pra 2023, penso que o presidente Lula se atentou a isso em tempo. A chegada de Sidônio Palmeira já deu uma atualizada na forma de comunicação do governo, é só olhar as nossas redes sociais do presidente, dos ministérios, dos ministros, dos nossos apoiadores, que já têm um movimento de mudança, de atualização, e o próprio governo e o jeito de fazer o governo também precisam se atualizar. Insisto. As respostas que nós dávamos em 2003 não servem para 2023, não servem para 2026, e o presidente Lula está atento a isso, está atualizando e renovando. A intenção é que as boas notícias do governo cheguem às mentes e ao coração do povo”, concluiu o presidente do PT Bahia.

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