Chuva danifica catracas e passageiros se aglomeram em estação da CPTM

São Paulo — A falha de catracas na estação Santo André, da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), gera aglomeração no acesso dos passageiros à linha de trem na manhã desta terça-feira (1º/4). A estação foi invadida pela forte chuva que atingiu a região do ABC na tarde dessa segunda-feira (31/3). Passageiros filmaram alagamentos na plataforma de entrada e nos trilhos (veja vídeo abaixo).

De acordo com a CPTM, desde o início da operação desta terça, seis catracas das 14 existentes na estação apresentaram falha.

Na entrada principal, localizada na Rua Itambé, três das sete catracas existentes estão funcionando. Na segunda entrada, também localizada na Rua Itambé, os quatro acessos estão funcionando. O acesso ao túnel, próximo ao terminal de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), está fechado, com todas as catracas inativas.

“A equipe de manutenção já está atuando para a normalização dos equipamentos o mais rápido possível e os funcionários da estação estão aptos para auxiliar na movimentação dos passageiros”, diz a CPTM.

Chuvas no ABC

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a água subindo em diferentes pontos da estação nessa segunda (assista abaixo). O site da companhia de trens informou que a operação da linha funcionava parcialmente. “Por motivo de alagamento na via, os trens estão circulando entre as estações Utinga e Mauá.”

 

Segundo levantamento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado, as cidades de Mauá e Santo André registaram “altíssimos volumes de chuva” na tarde desta segunda. Em Mauá, choveu 137mm ou 60% do volume médio para o mês de março que são de 230mm. Em Santo André, choveu 95mm em poucas horas, 42% do volume médio de 226mm para o mês.

Às 14h47, a Defesa Civil do estado enviou alerta severo de chuva para os municípios da Região do ABC, alertando a população para buscarem locais seguros. Não houve registro de vítimas.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram registrados 23 chamados para quedas de árvores e 63 para alagamentos na cidade de Santo André. Em Mauá, os bombeiros foram acionados para duas ocorrências de queda de árvore e sete para alagamentos.

A Defesa Civil do estado ofereceu ajuda humanitária aos municípios, que aguardam as águas baixarem para contabilizarem as necessidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.