PL da Reciprocidade é “positivo”, mas caminho é o diálogo, diz Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o projeto de lei da reciprocidade econômica, aprovado no Senado nesta terça-feira (1º/4), é “positivo”. O texto estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais de outros países e ganhou fôlego em meio ao aumento de tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alckmin ponderou que a resposta às políticas de Trump deve se dar a partir do diálogo. “Você ter um arcabouço jurídico, legal, é positivo. Louvo a iniciativa do Congresso Nacional, neste caso do Senado, porque procura preservar o interesse do Brasil. Mas [quero] dizer que o caminho é o diálogo e procurar ter uma complementariedade econômica”, ressaltou o vice-presidente em agenda no Rio de Janeiro.

A expectativa é de anúncio de um novo “tarifaço” do presidente norte-americano nesta quarta-feira (2/4). Nas redes sociais, ele classificou a data como “dia da libertação”.

O projeto aprovado Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado define situações em que o país poderá aplicar retaliações a países ou blocos econômicos e as respostas que poderão ser adotadas.

A proposta tem caráter terminativo, ou seja: aprovada na comissão, segue direto para a Câmara dos Deputados, a menos que seja apresentado requerimento para que o texto seja votado no plenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.