Salirofilia: conheça o fetiche em suor e fluidos da parceria no sexo

Que existem diversos tipos de fetiches, você já deve saber — desde pisar e ser pisado, em pum até o bom e velho de ser amarrado. Mas, você já ouviu falar em pessoas que se excitam com o corpo suado? A salirofilia é o fetiche por saliva ou suor durante o sexo.

A sexóloga Ana Paula Nascimento explica que a salirofilia é uma forma de fetichismo ou parafilia que se refere à excitação sexual que resulta do contato com substâncias consideradas “sujas” ou “impuras”, como fluidos corporais.

“A palavra deriva do latim ‘salire’, que significa ‘sujar’ ou ‘salpicar’. Pessoas que experimentam salirofilia podem sentir prazer ao ver, tocar ou ser cobertas por esses fluidos”, destaca.

E é aí que entram o suor, a saliva e as lágrimas. “A salirofilia, como qualquer outra parafilia, é uma manifestação da diversidade da sexualidade humana. A chave para uma experiência saudável e positiva é garantir que todas as práticas sejam consensuais, seguras e comunicadas abertamente entre os parceiros”, aponta a sexóloga.

Há pessoas que têm fetiche no suor

Parafilia

Ana Paula acrescenta que a salirofilia é classificada como uma parafilia, nome dado a comportamentos sexuais considerados atípicos ou não convencionais. “Embora as parafilias possam variar amplamente em sua expressão e aceitação social, a salirofilia é reconhecida como uma forma de fetichismo.”

Além disso, explica a profissional, é importante ressaltar que a parafilia só é considerada um transtorno quando causa sofrimento significativo à pessoa ou prejudica outros.

Apesar disso, para aproveitar o fetiche, é importante tomar alguns cuidados, pois o contato com fluidos corporais pode aumentar o risco de transmissão de doenças infecciosas, incluindo infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Outro ponto destacado pela profissional é que práticas consideradas não convencionais podem resultar em estigmatização social ou dificuldades em relacionamentos.

5 imagens

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

PeopleImages/Getty Images

2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

Yana Iskayeva/Getty Images

3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Getty Images

4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

filadendron/Getty Images

5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

South_agency/Getty Images

Como a salirofilia se manifesta no sexo?

Interação com fluidos

As pessoas com salirofilia podem buscar experiências que envolvam o uso de saliva, urina ou outros fluidos corporais durante a atividade sexual.

Cenários de dominação/submissão

A salirofilia pode ser incorporada a dinâmicas de dominação e submissão. Um parceiro pode “sujar” o outro como parte de um jogo de poder ou controle.

Fantasias e cenários

Indivíduos podem ter fantasias que envolvem a sujeira, como se molhar ou se sujar de alguma forma, e essas fantasias podem ser exploradas durante a relação sexual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.