Trump ameaça novos tarifaços: “Hoje é dia da libertação na América”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu instaurar mais uma rodada de tarifas para diversos países do mundo, nesta quarta-feira (2/4), e chamou a data de “Dia da Libertação na América”. Nesta manhã, Trump fez uma postagem em sua rede Truth Social, reforçando que uma nova onda de tarifaços será expedida.

“É dia da libertação na América”, postou o republicano.


O que está acontecendo

  • O presidente dos EUA já impôs uma tarifa de 25% sobre o aço e o alumínio brasileiros.
    Donald Trump prometeu impor mais tarifas aos produtos do Brasil e de outros países nesta quarta-feira (2/4).
  • O governo dos Estados Unidos, no relatório anual sobre barreiras comerciais divulgado nessa segunda-feira (31/3), incluiu o Brasil como um dos países que aplicam políticas protecionistas que prejudicariam exportadores estadunidenses.
  • Como resposta, o Senado Federal aprovou, nessa terça-feira (1º/4), o Projeto de Lei (PL) nº 2088/23, que ficou conhecido como PL da Reciprocidade Econômica.
  • A Câmara pode apreciar o projeto já nesta quarta.

1 de 1

“Dia da Libertação”

Reprodução

Quando afirmou que iria impor ao mundo mais uma série de tarifas, o presidente norte-americano alfinetou aliados, afirmando que muitas vezes eles se portam como inimigos dos EUA.

“Este é o começo do Dia da Libertação na América. Vamos cobrar dos países por fazerem negócios em nosso país e tirar nossos empregos, tirar nossa riqueza, tirar muitas coisas que eles vêm tirando ao longo dos anos. Eles tiraram muito do nosso país, amigos e inimigos. E, francamente, amigos têm sido muitas vezes muito piores do que inimigos”, disse Trump.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.