Educação profissional: programa disponibiliza cursos gratuitos. Veja

Pessoas em situação de vulnerabilidade social vivem diversos desafios para entrarem no mercado de trabalho. Os cursos técnicos e profissionalizantes apresentam uma forma mais rápida de conseguir uma profissão e possuem chances mais altas de empregabilidade.

Pensando em amenizar essas dificuldades, um programa nacional de gratuidade oferece cursos para população de baixa renda, estudantes da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados.

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma parceria firmada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o Ministério da Educação (MEC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Fazenda (MF) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A iniciativa atua desde 2008 e está ratificada por meio do Decreto Federal nº 6.633/2008.

Os editais apresentam vagas presenciais ou a distância para cursos de formação inicial e continuada, educação profissional técnica e de nível médio para pessoas que possuem renda familiar mensal per capita inferior a dois salários mínimos.

Como se inscrever

Os interessados precisam preencher o formulário no site do Senac e seguir as orientações sobre a documentação exigida. Para saber se possui direito ao curso, é necessário calcular a soma da renda bruta de todos os membros do seu grupo familiar e dividir esse valor pelo número total de pessoas que compõem o grupo.

Cada candidato pode escolher dois cursos, desde que eles sejam em turnos diferentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.