Fruta brasileira eleita uma das melhores do mundo é rica em vitamina C

Devido ao clima e ao solo fértil, o Brasil é um país rico em recursos naturais. Não à toa, as frutas nacionais ocupam não apenas uma, mas três posições entre as melhores do mundo no ranking divulgado pela plataforma TasteAtlas, que reuniu 100 espécies ao redor do globo para compor a lista.

Além da jabuticaba, outra representante brasileira foi o açaí. Típico da região amazônica, o Taste Atlas descreve a fruta como um alimento popular cujo cultivo emprega mais de 30 mil pessoas somente no Pará. “São frequentemente classificadas pelos produtores como um tipo de ‘superalimento’”, elogiam as propriedades.

Imagem colorida de pote com açaí, banana e frutas
Além de saboroso, o açaí é rico em antioxidantes

Segundo o nutricionista Gabriel Moliterne, o açaí tem uma excelente ação antioxidante, sendo rico em antocianinas, substância que auxilia no combate dos radicais livres e “que protege as nossas células do envelhecimento precoce, além de reduzir os riscos de doenças crônicas”, descreve o especialista do Hospital Albert Sabin de SP.

Outro benefício do consumo dessa fruta é o suporte para o sistema imunológico. Isso acontece por que a fruta é rica em vitaminas C e E, assim como em ácidos graxos essenciais, o que estimula as células de defesa do corpo.

Ocupando o 49° lugar, o açaí também tem ação anti-inflamatória no organismo. Moliterne descreve que os compostos bioativos dessa frutinha podem ajudar a aliviar dores e reduzir inflamações, contribuindo para o bem-estar.

Outras frutas classificadas

O primeiro lugar foi ocupado pela fruta grega Rodakina Naoussas. Espécie de pêssego originário da China, quando cultivado em solo mediterrâneo acabou se tornaram uma das frutas mais populares da Grécia.

Em segundo, apareceram os morangos poloneses. “Seu sabor é doce, aromático e bem equilibrado, semelhante ao dos morangos silvestres”, elogia o TasteAtlas.

O terceiro e o quarto lugar também foram ocupados por frutas gregas, a Mandarini Chiou, uma tangerina; e a Portokalia Maleme Chanion Kritis, que são laranjas suculentas.

A Espanha obteve um espaço privilegiado na 5ª colocação com a laranja Cítricos Valencianos, cujo sabor é descrito pelo TasteAtlas como: “acidez e doçura bem equilibradas devido ao clima quente do Mediterrâneo.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.