São Paulo — Vereadores da Câmara Municipal de Rio Preto, no interior de São Paulo, aprovaram em 2º turno, nessa terça-feira (1º/4), a criação do “Dia da Defesa da Família e da Vida” na data de aniversário de Olavo de Carvalho, 29 de abril. Agora, projeto aguarda sanção do prefeito, Coronel Fábio Cândido (PL).
Na justificativa do projeto de lei, o vereador Felipe Alcalá (PL) explica que o objetivo da data é promover “valores da família tradicional brasileira e da liberdade, bem como à vida desde a sua concepção”, corroborando com “princípios cristãos e conservadores”.
Por essa razão, foi escolhido a data de nascimento de Olavo de Carvalho porque, segundo o texto, o filósofo “destacou-se por promover reflexões acerca do conservadorismo, da liberdade de expressão e da defesa de valores cristão”. Na justificativa, ele também é descrito como defensor da “preservação dos valores tradicionais, o que inclui a valorização da vida humana desde a concepção até a morte natural”.
Olavo de Carvalho morreu em janeiro de 2022 aos 74 anos e é considerado um “guru” intelectual de lideranças da direita bolsonarista. Alguns de seus discípulos são o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL).