Esse produto que você usa em casa para evitar o mau cheiro pode estar te intoxicando

Homem colocando o produto contra mau cheiro em sua casa

Muitas pessoas usam produto contra mau cheiro sem saber que ele libera substâncias tóxicas no ambiente – Foto: Imagem gerada por IA/ND

A naftalina é muito comum nas casas brasileiras, usada para combater odores indesejados e proteger roupas contra insetos, como as traças, ela é tóxica e pode causar sérios problemas de saúde. Conheça os perigos desse produto contra mau cheiro e como se proteger dele.

Produto contra mau cheiro pode ser mais perigoso do que imaginamos

As pequenas bolinhas brancas de odor forte e característico, frequentemente associadas aos armários dos avós, segundo um estudo publicado na RBAC (Revista Brasileira de Análises Clínicas), podem causar intoxicação e outros problemas de saúde, como taquicardia e hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos).

O que é a Naftalina?

Segundo a RBAC, a naftalina é quimicamente conhecida como naftaleno e comercialmente em formato de “bolinhas” ou “pastilhas”. Seu uso mais disseminado nas residências é como desodorizante, para mascarar odores em armários, gavetas e banheiros, e como protetor de roupas contra a ação de insetos, principalmente traças.

Naftalinas em uma mesa

Apesar de ser um produto contra mau cheiro popular, a naftalina pode causar intoxicação e até câncer – Foto: Leandra da Luz/ND

Como acontece a intoxicação por naftalina?

A naftalina pode fazer mal à saúde porque libera vapores tóxicos no ambiente, pode ser absorvida pela pele e, se ingerida, é ainda mais perigosa. O corpo a absorve rapidamente, afetando órgãos e sistemas.

Como é muito barata e fácil de encontrar, muitas casas a utilizam, mas isso aumenta o risco, especialmente para crianças, que podem confundi-la com algo comestível.

Leonardo Araújo, diretor executivo da empresa de controle de pragas Extinseto, reforça a preocupação. “A naftalina em si, em reação com o oxigênio do ambiente, ela libera um gás e esse gás é tóxico“, explica. Ele alerta que essa toxicidade afeta tanto adultos quanto crianças.

Sintomas comuns de intoxicação por naftalina

Apesar de que inicialmente os sintomas possam parecer leves, eles não devem ser ignorados. Segundo o estudo, as manifestações clínicas mais comuns incluem:

  • Náusea e vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça (cefaleia);
  • Confusão mental;
  • Transpiração intensa;
  • Febre;
  • Aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
  • Aumento da frequência respiratória (taquipneia);
  • Agitação.

Em casos mais graves, a naftalina pode causar problemas sérios no sangue, como a destruição das células vermelhas e dificuldades no transporte de oxigênio.

Araújo cita que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda não utilizar a naftalina devido aos seus riscos, podendo, inclusive, causar câncer a longo prazo com exposição contínua.

Uso consciente ou parar de usar?

Naftalinas em uma mesa

Manter o ambiente ventilado ajuda a reduzir os danos causados pelo produto contra mau cheiro – Foto: Leandra da Luz/ND

Diante dos riscos, a recomendação principal dos especialistas é evitar o uso desse produto contra mau cheiro como desodorizante ou repelente doméstico.

Para aqueles que, apesar dos alertas, optarem por continuar usando o produto, Araújo aconselha: “leia o rótulo e utilize de maneira correta, utilizar a naftalina uma em cada ambiente, não sair espalhando por aí”

Essa ação ajuda a reduzir a quantidade de gás tóxico do produto contra mau cheiro no ar. Também é importante manter a naftalina longe de crianças e animais e garantir que o ambiente esteja sempre bem ventilado.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira o vídeo do especialista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.