Hardware do Switch 2 é 10x mais potente que primeiro console, diz NVIDIA

A Nintendo não costuma focar na divulgação do hardware de seus consoles, mas sua parceira NVIDIA deu um “geralzão” sobre o chip que equipa o Switch 2. O novo console híbrido da Big N conta com uma GPU com núcleos Tensor e RT para a execução de ray tracing e DLSS em seus jogos.

  • Hands-on Switch 2 | Testamos em primeira mão a evolução do console híbrido
  • Quando será o lançamento do Nintendo Switch 2 no Brasil?

Na página oficial da NVIDIA, é mencionado que o hardware do console “traz grandes melhorias”. Entre elas, os núcleos mencionados acima, que estão presentes na linha de placas de vídeo GeForce RTX desde a geração Turing (RTX 20). Por isso, não sabemos qual arquitetura está dentro do Switch 2.

Switch 2 sem gerador de quadros?

Pela falta de menção ao gerador de quadros, imaginamos que pode se tratar de alguma geração anterior a Ada Lovelace, ou seja, RTX 30 para trás, que não contam com suporte ao recurso que é exclusivo das RTX 40 e RTX 50. Por outro lado, a NVIDIA diz o seguinte:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Com 10 vezes o desempenho gráfico do Nintendo Switch, o Switch 2 oferece uma jogabilidade mais suave e visuais mais nítidos”.

Se a NVIDIA “espremesse” uma RTX 3060 no Switch 2, ele seria o console portátil mais forte (Foto: Felipe Vida/Canaltech)

Considerando o que existe hoje em termos de chips para PC, não é difícil superar em 10x o desempenho do cansado NVIDIA Tegra X1 de 2015, especialmente considerando as arquiteturas gráficas recentes da NVIDIA.

Nintendo confirma ray tracing e DLSS no Switch 2

Em entrevista ao IGN, Takuhiro Dohta, responsável pelo setor de programação e desenvolvimento, disse: “usamos a tecnologia de upscaling DLSS e isso é algo que precisamos usar à medida que desenvolvemos jogos”. Ele adiciona:

“E, no que diz respeito ao hardware, ele é capaz de gerar saída para TV no máximo em 4K. O desenvolvedor de software pode escolher se vai usar isso como resolução nativa ou se vai fazer o upscale. Acho que isso abre muitas opções para o desenvolvedor de software escolher”.

O representante da Nintendo confirma ainda que o Switch 2 tem uma GPU que suporta ray tracing, uma das maiores forças da NVIDIA em jogos, e acredita que junto com o DLSS, são opções para os desenvolvedores explorarem nos jogos.

Esse é o máximo, até o momento, que saberemos sobre o hardware do Nintendo Switch 2, já que divulgar especificações técnicas não é algo presente na cultura corporativa da Big N, como o próprio Dohta deixa claro:

“A Nintendo não compartilha muito sobre as especificações de hardware. O que realmente gostamos de focar é o valor que podemos oferecer aos nossos consumidores”.

Veja mais do CTUP:

  • Nintendo Switch 2: 10 grandes novidades do novo console
  • A US$ 449, qual seria o preço do Nintendo Switch 2 no Brasil?
  • Veja todos os jogos confirmados para o Nintendo Switch 2

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.