Asteroide que ameaçava a Terra pode atingir a Lua, mostra novo cálculo

Um novo cálculo feito pela Nasa mostra que o asteroide 2024 YR4, que até pouco tempo ameaçava atingir a Terra, agora pode estar em rota de colisão com a Lua.

Dados do telescópio espacial James Webb mostram que a probabilidade de choque entre o asteroide e o satélite natural da Terra é de 3,8%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3/4) pela agência espacial dos Estados Unidos.

O asteroide 2024 YR4 foi identificado em dezembro de 2024. As primeiras conclusões sugeriam que a formação com aproximadamente 60 metros de diâmetro poderia atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032.

Até meados de fevereiro, a Nasa estimava que o risco de colisão com o nosso planeta era de 3,1%. No entanto, novas observações de telescópios ao redor do mundo reduziram cada vez mais as chances de um impacto direto, até descartarem essa possibilidade.

Risco de colisão com a Lua

Novos cálculos feitos pelo telescópio James Webb, no entanto, mostraram um risco crescente de colisão entre o asteroide e a Lua. A atual projeção é de 3,8%. “Ainda há 96,2% de probabilidades de que o asteroide não impacte a Lua”, informou a Nasa.

As novas informações obtidas pelo telescópio também mostram que o asteroide deve medir entre 53 e 67 metros, maior do que o mínimo necessário para a ativação de planos de defesa planetária, atualmente estabelecido em 50 metros.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.