São Paulo — Um casal que viajava em um Fiat Palio de Foz do Iguaçu (PR) até Ourinhos, no interior de São Paulo, foi detido por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em abordagem na BR-153, com 274 aparelhos celulares sem documentação fiscal e avaliados em R$ 480 mil.
Parado na altura do km 338 pelos policiais, o motorista disse à equipe de policiais rodoviários federais que transportava celulares no porta-malas e, quando questionado sobre a documentação fiscal, afirmou que a mercadoria era de origem estrangeira e “sem o devido desembaraço aduaneiro”. O condutor revelou ainda que receberia R$ 5 mil para levar a carga em seu carro.
A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Polícia Federal (PF) de Marília, também no interior paulista, juntamente com os ocupantes do veículo.
A PRF alerta que o crime de descaminho pode parecer inofensivo, mas “causa prejuízos à economia, afeta a arrecadação de impostos e muitas vezes está diretamente ligado a outras atividades ilícitas, como o financiamento do crime organizado e a lavagem de dinheiro”.