Derrotada na França, Paper tenta levar caso Eldorado para os EUA

Após derrotas no Judiciário brasileiro e na França, a Paper Excellence agora tenta levar para os Estados Unidos a disputa pela Eldorado Brasil Celulose.

O litígio entre a empresa estrangeira e a brasileira J&F pelo controle da companhia, que produz celulose a partir do eucalipto, se arrasta desde 2018.

A primeira tentativa de uma alternativa à Justiça brasileira foi pedir para a Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), sediada em Paris, transferir para lá a disputa arbitral entre as empresas. O pedido foi feito em janeiro e rejeitado em março.

Agora, a empresa sino-indonésia tenta a sorte ajuizando uma ação na Flórida, nos Estados Unidos. A Paper Excellence afirma que esta nova tentativa inclui um pedido de ressarcimento de US$ 3 bilhões contra a J&F e o reconhecimento de uma sentença arbitral de 2021, que daria à estrangeira o direito de assumir 100% da Eldorado.

A mais recente derrota dos indonésios no Brasil, inclusive, foi a anulação de uma sentença judicial que havia confirmado a legalidade dessa arbitragem. Por seis votos a três, o Grupo Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu em 20 de março que a sentença arbitral terá que ter sua legitimidade analisada pelo Judiciário paulista.

Em nota, a Paper informou que “confia que as ações judiciais nos tribunais brasileiros que visam bloquear a assunção do controle da Eldorado serão julgadas a seu favor”. Mas afirmou ser vítima de “assédio processual”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.