Principalmente entre as garotas, a fase de trocar as mochilas por bolsas é praticamente um rito de passagem da adolescência para a vida adulta. Acontece que, de um tempo pra cá, a tendência de moda tem tido tanta força, que algumas meninas estão optando por realizar essa transição antes do esperado.
Vem entender!

Jovens escolhem bolsas por estilo
A primeira bolsa de uma mulher é como uma conquista. Geralmente, assim que entram na universidade, as jovens passam a prezar mais pela estética e adquirem o primeiro modelo que as acompanha durante e depois da faculdade.
Essa escolha é feita com o intuito de passar formalidade e acrescentar mais personalidade ao visual. Por ser mais reforçada e ter a capacidade de carregar diversos materiais em seu interior, a tote bag tem sido a principal escolha, com alguns modelos se tornando febre entre as estudantes.


Do ponto de vista médico, se respeitada a carga máxima de 10% do peso corporal, existe pouca diferença entre usar uma bolsa ou uma mochila. Tendo em vista que boa parte dos jovens usa apenas uma alça em ambos os casos, o que realmente pode impactar é a quantidade de carga colocada dentro das bolsas, como aponta o ortopedista Julian Machado.
“Se respeitado o peso ideal, você não vai ter prejuízo, mas as mochilas têm uma vantagem por terem o apoio dos dois lados. Minha dica para quem quer seguir a moda é usar a bolsa de lado e diminuir a carga”, recomenda o ortopedista.
O que trouxe o tópico para a discussão é que algumas adolescentes do ensino médio estão adquirindo uma bolsa antes mesmo de concluírem os estudos, pulando essa etapa marcante para muitas mulheres. O assunto também está sendo impulsionado com diversas jovens contando suas experiências pessoais e dando indicações de modelos nas redes sociais.

Para a trend no Brasil, o selo de aprovação das jovens está entre as marcas Longchamp e Gocase, sendo as etiquetas mais comentadas na web. Mesmo com públicos e valores contrastantes, essas marcas oferecem modelos que disputam o protagonismo.
Na Le Pliage Tote Bag — uma verdadeira febre entre as estudantes da PUC —, a grife francesa Longchamp mostra um ideal jovem, mas com sofisticação pelos detalhes em couro e menos bipartições. Já o modelo da Gocase, a Tote Daily, oferece a mesma estética jovial, mas de uma forma acessível para um público diverso.


Como uma geração influenciada pela tecnologia e necessidades individuais, essa tendência fashion reflete jovens que priorizam versatilidade e estética no estilo. Embora as bolsas estejam se tornando uma opção prática para muitas jovens, vale destacar que a trend não é universal, e que a escolha depende de contextos específicos.
Confira mais imagens das bolsas da Longchamp e Gocase: