Escudo elétrico da NASA contra poeira lunar funciona e viabiliza futuras missões

A NASA conseguiu bons resultados com seu novo escudo contra a poeira lunar. Chamado Electrodynamic Dust Shield (EDS), o dispositivo foi enviado à Lua no lander Blue Ghost e demonstrou com sucesso suas capacidades de remover o regolito lunar das superfícies.  

  • Poeira lunar pode ajudar a produzir energia para futuras missões tripuladas
  • Tecnologias da NASA para combater a poeira lunar são aproveitadas aqui na Terra

O escudo remove as partículas do nosso satélite natural com a ajuda de eletrodos e campos elétricos, e o sucesso do teste foi bem recebido pela NASA. “Este avanço marca um passo importante rumo às operações lunares e interplanetárias de longo prazo ao reduzir os perigos relacionados à poeira em diferentes superfícies”, explicaram em comunicado. 

A agência espacial norte-americana planeja levar novos astronautas para a superfície da Lua e estabelecer uma ou mais bases por lá. No entanto, o regolito lunar é uma preocupação significativa para estes planos ambiciosos, porque é altamente abrasivo. 

Além de danificar equipamentos, superfícies e trajes espaciais, a poeira lunar é nociva também para os pulmões. Assim, os resultados do teste do escudo são bastante positivos para a NASA. 

Lua e Terra fotografadas pelas câmeras do Blue Ghost (Reprodução/Firefly Aerospace)

“A tecnologia do EDS está abrindo o caminho para futuras soluções de mitigação de poeira, apoiando a campanha Artemis e além”, acrescentou a NASA na publicação.

Leia também:

  • Atirar poeira lunar no espaço poderia frear mudanças climáticas?
  • Poeira lunar pode representar perigo aos futuros exploradores espaciais

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular  

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.