A NASA conseguiu bons resultados com seu novo escudo contra a poeira lunar. Chamado Electrodynamic Dust Shield (EDS), o dispositivo foi enviado à Lua no lander Blue Ghost e demonstrou com sucesso suas capacidades de remover o regolito lunar das superfícies.
- Poeira lunar pode ajudar a produzir energia para futuras missões tripuladas
- Tecnologias da NASA para combater a poeira lunar são aproveitadas aqui na Terra
O escudo remove as partículas do nosso satélite natural com a ajuda de eletrodos e campos elétricos, e o sucesso do teste foi bem recebido pela NASA. “Este avanço marca um passo importante rumo às operações lunares e interplanetárias de longo prazo ao reduzir os perigos relacionados à poeira em diferentes superfícies”, explicaram em comunicado.
What’s the latest on lunar research?
NASA’s Electrodynamic Dust Shield, developed by teams at Kennedy, successfully demonstrated its ability to remove regolith, or lunar dirt, from various surfaces on the Moon: https://t.co/kvX8qDYf4O pic.twitter.com/cZ8fIm7Pdy
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— NASA’s Kennedy Space Center (@NASAKennedy) March 30, 2025
A agência espacial norte-americana planeja levar novos astronautas para a superfície da Lua e estabelecer uma ou mais bases por lá. No entanto, o regolito lunar é uma preocupação significativa para estes planos ambiciosos, porque é altamente abrasivo.
Além de danificar equipamentos, superfícies e trajes espaciais, a poeira lunar é nociva também para os pulmões. Assim, os resultados do teste do escudo são bastante positivos para a NASA.

“A tecnologia do EDS está abrindo o caminho para futuras soluções de mitigação de poeira, apoiando a campanha Artemis e além”, acrescentou a NASA na publicação.
Leia também:
- Atirar poeira lunar no espaço poderia frear mudanças climáticas?
- Poeira lunar pode representar perigo aos futuros exploradores espaciais
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia a matéria no Canaltech.