São Paulo — A estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante, iniciou a operação nesta sexta-feira (4/4) em Itapevi, na Grande São Paulo. Em até 30 dias, a linha funciona no sistema de “operação assistida”, aberta no horário comercial, das 4h às 0h, com intervalo médio de 30 minutos entre os trens e, inicialmente, sem cobrança de tarifa. As estações Amador Bueno e Santa Rita funcionam no mesmo modelo.
De acordo com a concessionária ViaMobilidade, que opera a linha, a expectativa é que a nova estação receba em média 2,1 mil passageiros por dia e cerca de 65 mil passageiros por mês, atendendo principalmente os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá. O investimento é de R$ 26,5 milhões.
Localizada na Estrada Araçariguama, na Estância São Francisco Itapevi, a estação conta com um prédio que dá acesso a duas plataformas de embarque e desembarque, com 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura cada. O edifício também abriga um paraciclo no piso térreo, além de um saguão de entrada, bilheterias, linha de bloqueios e sanitários acessíveis. No piso superior, está localizada a área administrativa da estação.
O projeto contemplou a construção de uma nova passarela próxima à Estação Amador Bueno e a pavimentação da Estrada do Prado no Jardim Santo Antônio. Até o fim de abril, está prevista implantação de mais uma passarela, do Jardim Portela.
Inaugurada em setembro de 1949 pela então Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”, a Estação Ambuitá foi desativada e demolida em 2010. Em novembro de 2023, a ViaMobilidade deu início às obras de reconstrução da estação como parte do pacote de melhorias a serem feitas pela concessionária.
“A ViaMobilidade está comprometida em oferecer um transporte público mais seguro, acessível e sustentável. A Estação Ambuitá é uma conquista histórica para a população de Itapevi e faz parte de um grande projeto de modernização, que trará benefícios a milhares de passageiros como uma alternativa mais rápida e eficiente, melhorando a mobilidade urbana”, afirma Andre Costa, diretor da ViaMobilidade.
A Linha 8-Diamante liga a Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, à Estação Amador Bueno, em Itapevi.