“China jogou errado”, diz Trump após anúncio de retaliação contra EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que a decisão da China de aplicar tarifas recíprocas de 34% aos Estados Unidos, a partir de 10 de abril, como resposta ao tarifaço anunciado por Trump nessa quarta-feira (2/4) era uma jogada errada. O valor de taxa aplicado pela China é o mesmo anunciado pelos EUA.

“A China jogou errado, entrou em pânico – a única coisa que não pode se dar ao luxo de fazer”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.


O que está acontecendo

  • Donald Trump anunciou uma série de tarifas sobre os produtos importados de 117 países pelos EUA.
  • O presidente nomeou o momento de “Dia da Libertação”.
  • O Brasil foi taxado em 10%, a menor entre as taxas aplicadas pelos EUA.
  • Os mercados de ações dos EUA caíram e o dólar americano atingiu a menor cotação em seis meses.
  • A União Europeia diversos outros países prometeram retaliação.
  • China anunciou irá impor tarifas recíprocas de 34% aos EUA.

As taxas recíprocas entrarão em vigor à 0h01 (horário de Washington) da próxima quarta-feira (9/4). Isso é um acréscimo à tarifa básica de 10% que entra em vigor à 0h01 deste sábado (5/4).

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou, nessa quinta-feira (3/4), que não há chance de o presidente dos Estados Unidos recuar na imposição de tarifas aplicadas por seu governo sobre os produtos importados de 117 países. O anúncio do Trump causou ondas de choque no mercado global.

“O presidente não vai recuar no que anunciou ontem. Ele não vai recuar. Deixe o negociador fazer seus acordos quando e somente se esses países puderem mudar tudo sobre si mesmos, o que duvido que farão”, disse Lutnick em uma entrevista na CNN.

Veja como ficou a taxação em cada país:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.