O príncipe William ainda não assumiu o comando do trono britânico, mas enquanto caminha rumo a maior missão de sua vida, ele alega carregar consigo o dever de ajudar na preservação do meio ambiente. Essa é a razão para ter criado o EarthShot Prize, premiação que condecora projetos ambientais inovadores. Para a quinta edição do prêmio, o futuro rei do Reino Unido escolheu o Brasil como país-sede.
Caso queira saber os possíveis motivos por trás da decisão de William em eleger o Brasil para a edição 2025 do Earthshot Prize, a coluna Claudia Meireles compartilha alguns detalhes divulgados na imprensa britânica e até pelo próprio príncipe (veja o vídeo aqui).
Antes de revelar que o solo verde-amarelo sediaria a premiação, o portal britânico Daily Mail noticiou, em novembro do ano passado, que o herdeiro do trono britânico iria desembarcar no Brasil ao longo de 2025, mas o destino seria Belém (PA). O príncipe William participará da COP30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas. É tradição um integrante da família real marcar presença na ocasião.
Conforme a mídia, William aproveitará que os olhos do mundo estarão direcionados para o Brasil durante a COP30 e, por isso, realizará a quinta edição do Earthshot Prize em solo verde-amarelo. A conferência da ONU ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Até então, o evento capitaneado pelo príncipe não tem data marcada, mas também será no mesmo mês.
Como a capital paraense, Belém, sediará a COP30, o próximo rei britânico optou por eleger outro destino brasileiro para acolher o Earthshot Prize. Com a atitude, o príncipe William buscou exaltar ainda mais a diversidade cultural e a riqueza ambiental do Brasil. A premiação ocorrerá no Rio de Janeiro, considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, conforme o ranking da plataforma Travel+Leisure 2025.

Em novembro do ano passado, uma fonte comentou ao Daily Mail que William estava “ansioso” para vir ao solo brasileiro. No vídeo divulgado nessa quinta-feira (3/4), o primogênito do rei Charles III explicou as razões que o fizeram trazer a edição da premiação ao país sul-americano: “Acho que o Brasil realmente resume onde o prêmio precisa chegar.”
“Precisamos de otimismo urgente agora mais do que nunca. E acho que o Brasil simboliza isso”, pontuou o príncipe William. Até então, não se sabe quantos dias durará a turnê do marido de Kate Middleton pelo país sul-americano, e se ele passará por outros estados brasileiros.
No vídeo em que conversa com a atriz Nomzamo Mbatha e o fotógrafo Robert Irwin, o marido de Kate Middleton prosseguiu: “O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. É o lar da Amazônia”. Nos próximos meses, o príncipe William deverá fazer “grandes anúncios” a respeito da edição 2025 do Earthshot Prize. Na legenda da postagem, escreveram que os participantes da premiação estarão “cercados pelas belas paisagens e energia irresistível do Rio.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.