
O youtuber Felipe Neto, de 37 anos, surpreendeu ao anunciar, nesta quinta-feira (3), sua pré-candidatura à Presidência da República. No entanto, nesta sexta-feira (4), revelou que tudo não passava de uma jogada de markenting, para divulgar a versão do clássico 1984, de George Owell, em audiobook.

Felipe fala em vídeo que anunciará nova rede social – Foto: Felipe Neto/@felipeneto/Instagram
No vídeo, publicado na manhã desta sexta-feira, o youtuber desmentiu a informação.
Ele afirmou que nunca teve intenção de disputar à presidência e revelou que toda a sua narrativa foi planejada para provocar reflexão sobre manipulação e autoritarismo.
Youtuber faz referências à 1984, de George Orwell
Vale ressaltar que, durante o anúncio falso, o influenciador citou o “Ministério da Verdade”, uma instituição fictícia do livro responsável por distorcer fatos.
Ele também apresentou a criação de uma nova rede social, chamada “Nova Fala” — alusão à “novilíngua”, linguagem censurada e controlada pelo regime totalitário do livro.

Felipe faz jogada de marketing – Foto: Felipe Neto/@felipeneto/Instagram
Além disso, ele afirmou querer ser um “pai” ou “irmão mais velho” para o país — menção ao “Grande irmão”, que simboliza o controle absoluto do Estado sobre os cidadãos da obra 1984.
“Se você acreditou ou, pior, se você gostou do que eu falei, talvez você precise ler um pouco mais. A literatura é uma arma que a sociedade tem para enfrentar qualquer tipo de autoritarismo”, disse Felipe Neto no vídeo desta sexta-feira.
Ver essa foto no Instagram
Relembre anúncio de Felipe Neto sobre pré-candidatura à presidência
No vídeo em que o youtuber anunciou sua suposta pré-candidatura à Presidência da República, ele argumenta os motivos pelos quais tomou a decisão.

Felipe fala em vídeo que anunciará nova rede social – Foto: Felipe Neto/@felipeneto/Instagram
“Eu anuncio a minha pré-candidatura à Presidência da República. E este não é um gesto de vaidade, por que eu construí um legado financeiro e na comunicação que já me alimenta o estômago e o ego para o resto da vida”, afirma ele.
“Eu quero ser presidente porque eu, embora seja um homem de fora da política, eu tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes […] Não há escapatória nenhuma, então por que não usar a dependência das redes a favor do povo?”, continua.
Depois, Felipe disse que lançará a rede social como uma forma de laboratório, no qual cada cidadão cede voluntariamente informações para que o governo consiga entender as reais preferências e necessidades do povo brasileiro.
Após isso, ele compara o surgimento da nova rede. “Ainda vou definir qual, talvez o da verdade” afirma. “Vou criar uma forma de governo neutra, sem qualquer ideologia”.
Assista ao vídeo em que Felipe Neto fala sobre candidatura
Vídeo em que Felipe Neto anuncia suposta candidatura e faz referências a obra 1984, de George Orwell – Vídeo: Felipe Neto/@felipeneto/Instagram