J.P. Morgan vê 60% de risco de recessão pós-tarifaço: “Vai ter sangue”

O choque econômico resultante das tarifas sobre produtos importados, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (3/4), aumentou de 40% para 60% as chances de uma recessão global neste ano. A avaliação foi feita pelo banco J.P. Morgan.

Os especialistas da instituição financeira acreditam que as sobretaxas divulgadas pelo republicano ameaçam as cadeias de suprimentos globais e o crescimento econômico nos EUA e do mundo.

“As políticas disruptivas dos EUA foram consideradas o maior risco para as projeções globais em todo o ano”, diz relatório assinado pelos economistas Bruce Kasman, Jahangir Aziz, Joseph Lupton e Nora Szentivanyi. Sugestivo, o título do documento é “There will be blood” (“Vai ter sangue”, numa tradução livre).

O J.P. Morgan considera que o efeito do aumento de tarifas pode ser ampliado por um conjunto de fatores. Ele inclui a retaliação dos países atingidos, como já ocorreu com a China, a piora da expectativa dos empresários americanos, além das já citadas interrupções na cadeia global de suprimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.