Ventilador faz mal quando está muito calor? Saiba como usar sem correr riscos

O ventilador é uma das soluções mais populares para combater as ondas de calor ao oferecer conforto térmico via evaporação. O eletrodoméstico movimenta o ar rapidamente com sua hélice e proporciona sensação de frescor ao evaporar o suor do corpo. Contudo, com o calor forte e baixa umidade, o ventilador pode ser um risco à saúde. Entenda tudo sobre.

  • Ventilador x climatizador: qual é melhor para combater a onda de calor
  • Os 5 melhores ventiladores para se refrescar nessa onda de calor

Ventilador no calor forte faz mal? Entenda os problemas

De forma resumida, no calor extremo, o ventilador pode, sim, ser prejudicial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o limite de 40 °C para usar o ventilador e afirma que o eletrodoméstico perde a eficácia a partir de 35 °C.

Ou seja, acima de 40 °C, para a agência, o aparelho começa a fazer mal para o corpo humano ao aumentar a sensação térmica. No entanto, estudos recentes apontam que a eficácia do ventilador chega em apenas 38 °C em condições úmidas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

ventilador no calor
O ventilador é uma das soluções mais populares para combater o calor (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Porém, grupos vulneráveis — como idosos — sofrem mais com o calor e precisam de atenção redobrada com o ventilador. Com idade avançada, a pessoa tem menor sensação de sede e capacidade de transpiração, mesmo considerando que o corpo dos idosos acumula menos água. 

É importante frisar que os problemas com o ventilador no calor forte e baixa umidade são para todas as faixas etárias. De acordo com Rose Freitas, doutora em meteorologia e professora na Faculdade de Meteorologia da UFPel, os principais são:

  • Ressecar as vias respiratórias e a pele;
  • Desidratação;
  • Aumento de frequência cardíaca devido à desidratação.

Como usar o ventilador no calor extremo?

Tendo isso em vista, a doutora em meteorologia reforça a importância de seguir o limite de temperatura da OMS de 40 °C. 

Nestas condições — de muito calor, o ventilador deve ser usado com ressalvas. Rose destaca que a partir de 40 °C, o ideal é não usar o ventilador e, sim, outro método de resfriamento. No geral, o ventilador deve ser usado da seguinte maneira:

  • Temperatura abaixo de 35°C: uso combinado com hidratação adequada;
  • Temperatura entre 35°C e 40°C: usado com outras estratégias de resfriamento, como umidificação do ar e hidratação intensa.

“Mini ar-condicionado” da Shopee pode ser prejudicial?

Recentemente, testamos o “mini ar-condicionado” da Shopee, que promete refrescar por um preço bem baixo. Na prática, o aparelho é um mini ventilador com função de umidificar o ar.

Segundo Rose, esses dispositivos podem ajudar no resfriamento via evaporação, por ter a função de nebulização. Contudo, em determinadas situações o mini ventilador pode fazer mal:

“A eficácia desses dispositivos depende da qualidade do sistema de nebulização e da umidade relativa do ambiente. Em locais de alta umidade, o efeito de resfriamento pode ser reduzido e até gerar desconforto por sensação pegajosa na pele”, explica a especialista.

O “mini ar-condicionado” da Shopee é um produto bom e barato para o calor  (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Leia mais:

  • Qual é a diferença entre climatizador, ventilador e ar-condicionado? 
  • Limpar ventilador com saco plástico: truque ou mito? Veja o teste em vídeo
  • Como limpar o ventilador da forma correta

VÍDEO: Qual é a melhor opção para o verão: climatizador ou ventilador?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.