Sergipe passa a integrar Programa Nacional de Processo Eletrônico e avança na transformação digital da administração pública

 

O Governo de Sergipe reafirma seu compromisso com a modernização da administração pública ao aderir ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), conduzido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A adesão foi anunciada na última quinta-feira (3), durante a abertura do 31º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Sergipe.

Com a assinatura, Sergipe passa a ser o 13º estado integrante do ProPEN. A iniciativa permitirá o acesso a soluções tecnológicas que modernizam a tramitação de documentos e processos administrativos, fortalecem a transparência e ampliam o controle social.

Gestão pública mais eficiente e conectada

Com a adesão ao ProPEN, Sergipe terá acesso a um conjunto de ferramentas digitais de alto impacto, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a plataforma Tramita Gov.br – que permite a comunicação entre diferentes sistemas –, o Protocolo Integrado e módulos especializados, incluindo o de Gestão Documental.

Essas soluções contribuirão para simplificar rotinas administrativas, agilizar fluxos internos, integrar órgãos de diferentes esferas e melhorar o atendimento ao cidadão. Um dos destaques do programa é a possibilidade de estender essas ferramentas aos municípios sergipanos, ampliando o alcance da transformação digital.

Papel estratégico da Emgetis

A implantação do SEI em Sergipe ficará sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), que atuará na distribuição, suporte e acompanhamento do processo junto aos órgãos estaduais e municípios interessados.

Representando o governador, o secretário do Planejamento, Julio Filgueira, também destacou a importância do programa. “Sergipe passa a aderir ao ProPEN, um programa do Governo Federal que trará mais modernização aos trâmites dos nossos documentos e processos. Uma iniciativa em Inovação para o Serviço Público que beneficiará todo o Estado”, ressaltou Julio.

De acordo com o presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, a adesão ao ProPEN é um passo importante na jornada de modernização da gestão pública estadual. “A chegada do SEI atende à necessidade de modernização tecnológica, melhoria da usabilidade e integração entre os órgãos. Já temos municípios que formalizaram o interesse em adotar o sistema, e estamos trabalhando para garantir a infraestrutura necessária para essa expansão”, afirmou.

Atualmente, Sergipe utiliza o sistema eletrônico e-Doc, que continuará operando até a completa implementação do SEI em todos os setores da administração pública estadual.

Compromisso com a inovação

A adesão ao ProPEN reforça a diretriz do Governo de Sergipe de investir em inovação, transparência e eficiência na gestão pública. Com a digitalização de processos, o estado reduz o uso de papel, otimiza o tempo de tramitação e oferece mais segurança e rastreabilidade nas comunicações internas e externas do poder público.

A cooperação entre os entes federativos, fomentada pelo programa, fortalece ainda mais a transformação digital, beneficiando diretamente gestores e cidadãos sergipanos com serviços mais ágeis, acessíveis e modernos.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.