A Havan e o Santos Futebol Clube promoveram, neste domingo, 6, uma ação de conscientização sobre o autismo durante uma partida pelo Campeonato Brasileiro. Com o objetivo de ampliar a visibilidade para a causa, a iniciativa levou mensagens importantes ao público presente no estádio e aos espectadores em casa.
Na entrada para o primeiro tempo, os jogadores do Santos entraram em campo com camisas especiais, onde, no lugar do nome da Havan, estavam 11 palavras relacionadas ao autismo. As iniciais dessas palavras formavam “autismo” e “amor”, simbolizando a inclusão e o respeito. Simultaneamente, um grande bandeirão foi erguido pela torcida com a mensagem: “Autismo não tem cara. Havan e Santos apoiam essa causa”.
Nas redes sociais, a Havan e o Santos publicaram um vídeo gravado na Vila Belmiro. O protagonista foi o menino Bernardo Poveslo, diagnosticado com autismo aos dois anos. Torcedor apaixonado pelo Peixão, encontrou no clube um suporte para seu desenvolvimento, pois a partir do momento em que começou a frequentar o estádio, passou a demonstrar mais suas emoções, especialmente durante as comemorações de gols.
No vídeo, Bernardo estava acompanhado por outras crianças, passando a mensagem de que o autismo não tem um padrão único e que cada pessoa tem seu próprio jeito de torcer e se expressar.
No segundo tempo da partida, os jogadores retornaram ao gramado com um novo uniforme. Desta vez, o nome da Havan voltou a ocupar a barra frontal da camisa, mas com uma diferença especial: no “H” dentro da elipse estava uma peça de quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização sobre o autismo. Além disso, uma faixa vertical com o padrão de quebra-cabeça colorido foi incorporada ao design da camisa.
O Baleinha e Baleião também usaram o cordão de quebra-cabeça durante os intervalos do jogo enquanto interagiam com a torcida.
A gerente de Marketing da Havan, Ana Maria Leal da Veiga, explica que a ideia de colocar o símbolo do autismo nas camisas dos jogadores foi, justamente, chamar atenção para a conscientização. “Quando ver alguém fazendo uso do cordão de quebra-cabeça, é importante que as pessoas saibam do que se trata e tenham empatia”, diz.
O dono da Havan, Luciano Hang, explica que a Havan abraçou a causa pela quantidade de fãs autistas que possui. “A Havan chama muito a atenção dessas pessoas que acabam criando um carinho enorme. Por isso, este ano colocamos como foco chamar a atenção para esse transtorno, assim como a dislexia, a qual eu possuo e enfrentei muitas dificuldades na infância por desconhecimento e falta de informações”, comenta.
A gerente de Marketing da varejista ressalta que a intenção da ação foi levar a mensagem para o maior número possível de pessoas. “O futebol é uma paixão nacional e um poderoso canal para promover conscientização e inclusão. Ficamos muito felizes em unir forças com o Santos nesta iniciativa tão especial”.
A ação acontece em uma semana significativa, em que se comemorou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no dia 2 de abril.
Leilão em prol da causa
Assim que o jogo encerrou, o Santos FC iniciou um leilão das camisas autografadas usadas pelos jogadores durante a partida. Em parceria com a Match Worn Shirt, plataforma oficial online de leilões do Santos FC, os valores arrecadados durante o leilão serão doados, posteriormente, para duas instituições que tratam sobre o autismo.
Para participar do certame, basta acessar a plataforma: matchwornshirt.com/pt
Fonte: Assessoria de Imprensa – Havan