
“Atenção! Degrau na pista”. A placa colocada ao longo das ruas das Missões e 2 de Setembro, em Blumenau, chama atenção dos motoristas. Quem precisa transitar frequentemente pelo local, consegue perceber que parte do asfalto ainda não foi concluído.

Desnível é percebido pelos motoristas que trafegam pela região norte e central de Blumenau – Foto: Pedro Mariano/NDTV Record
A obra de revitalização que liga os bairros Itoupava Norte e Ponta Aguda, região norte e central de Blumenau, iniciou em outubro de 2024, ainda na gestão do ex-prefeito Mário Hildebrandt.
De acordo com a Secretaria de Obras, o município aguarda a vistoria do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), que concedeu o empréstimo para executar o recapeamento das ruas.
O BRDE precisa “aprovar a medição e liberar o recurso para que a revitalização seja finalizada”. A empresa responsável pela execução da melhoria é a Engeplan, que venceu a licitação em Blumenau.
Sem prazo definido para entrega
A ordem de serviço foi assinada em outubro de 2024. Desde então, o prazo contado para entrega da obra eram de seis meses, finalizando, então, em abril de 2025. Mas, de acordo com a prefeitura, “não dá para confirmar” se o calendário será cumprido.
A obra contou com a remoção do asfalto antigo e a colocação do novo, que ainda não finalizou. Também é preciso fazer a sinalização horizontal, ou seja, a pintura das faixas, que só poderá iniciar com a entrega completa do pavimento.
Obras nas duas ruas de Blumenau compreendem mais de 5 km
A revitalização das ruas Das Missões e 2 de Setembro compreende um total de 5,6 km.
O trecho contemplado vai desde a esquina da Avenida Brasil com a República Argentina até junção da Rua das Missões com a Rua Paulo Kuehnrich, também conhecida como a rua da Teka.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, conclusão da obra deveria acontecer ainda em abril de 2025 – Foto: Pedro Mariano/NDTV Record
Conforme a SMTT (Secretaria de Trânsito e Transportes) de Blumenau, a estimativa é que cerca de 22 mil veículos por dia passam pela Rua 2 de Setembro, sendo essa uma das vias mais movimentadas da cidade, ficando atrás apenas da Via Expressa (38.807), Avenida Presidente Castelo Branco, a Beira Rio (30.578), Rua São Paulo (26.189) e Rua Bahia (22.616).
A Rua das Missões não entrou na conta, pois não possui radares em operação.