
Junto às peças de roupas, documentos e eletrônicos, os itens de higiene são essenciais para uma viagem, seja a trabalho ou a turismo. Por isso, seja para voos domésticos ou internacionais, é normal se perguntar: é possível levar perfume e desodorante no avião?

Perfumes e desodorantes precisam ser embalados em frascos próprios para as viagens aéreas – Foto: Freepik/ND
Tais objetivos são permitidos na bagagem de mão, desde que embalados em frascos transparentes e que não ultrapassem o limite de mililitros permitido por viagem (100 ml em destinos internacionais e 300ml em voos nacionais).
Pode levar perfume e desodorante no avião?
Sim, o passageiro pode levar perfume e desodorante no avião, tanto na bagagem de mão quanto na mala despachada.
Mas, como se trata de produtos líquidos e em alguns casos inflamáveis (como os aerossóis), existem regras específicas de transporte — especialmente em voos internacionais ou quando o produto vai com você na cabine.
A ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil), no Brasil, e os órgãos equivalentes em outros países seguem normas internacionais para o transporte de líquidos na cabine do avião.

Antes de embarcar. é preciso consultar os itens permitidos na bagagem de mão – Foto: Getty Images/Divulgação
Essas normas foram criadas por questões de segurança e são bastante rigorosas.
Confira a seguir as principais delas:
- Volume de 100 a 300ml por frasco: cada item líquido (como perfumes, desodorantes líquidos ou em spray, cremes, géis, pastas) deve estar em embalagens de até 100 ml em viagens internacionais e 300ml em viagens nacionais, mesmo que o frasco esteja parcialmente cheio;
- Todos os frascos devem caber em uma única embalagem plástica transparente, com capacidade máxima de 1 litro. Essa embalagem deve ter sistema de vedação (como zip lock) e será apresentada separadamente no raio-X;
- Quantidade total limitada a 1 litro por passageiro: ou seja, você pode levar vários frascos de 100 ml, desde que todos caibam nesse saco plástico único (para voos internacionais). No Brasil, o limite é de 1,2 litro por passageiro;
- Produtos em spray (como desodorantes em aerossol) podem ser levados, desde que estejam dentro das mesmas limitações acima e não sejam inflamáveis.
Perfume e desodorante na mala despachada: o que considerar?
Se os seus produtos têm embalagens maiores que o estipulado, a solução é despachá-los. Neste caso, as regras são mais flexíveis, mas ainda assim existem cuidados importantes.
O ideal é evitar embalagens frágeis, como frascos de vidro, sem que estejam com a devida proteção.
Itens em spray ou aerossóis são igualmente permitidos em embalagem despachada, mas com quantidades moderadas e com válvula para travamento.
Perfumes e cosméticos são considerados itens de uso pessoal, então não costumam gerar problemas, desde que em quantidades compatíveis com uma viagem comum.
A depender do destino, algumas companhias aéreas ou países restringem o transporte de líquidos inflamáveis, como certos perfumes e sprays.
Como guardar perfumes e itens de higiene na mala
Levar perfumes e desodorantes de forma segura e organizada é essencial para evitar vazamentos e garantir praticidade durante a viagem.
Mesmo que os frascos tenham menor volume de líquido que o limite, o ideal é usar frascos próprios para o embarque, de preferência plásticos.
Portanto, considere transferir seu perfume preferido para essas embalagens, com medidas entre 10 a 30ml.
Para facilitar esse manuseio, existem kits próprios para isso, com borrifadores e potes herméticos. Essa é uma ótima forma de economizar espaço e levar mais que o necessário.
Se for utilizar frascos de vidro, prefira em estojos acolchoados. Já os produtos líquidos devem ser guardados em necessaires impermeáveis, para conter vazamentos.
Após a vistoria, guarde os líquidos em um compartimento isolado — se possível, na parte externa da mala ou em uma necessaire destacável. Isso evita que vazamentos atinjam todas as roupas.
Caso precise utilizar algum dos itens durante a viagem, leve uma pequena necessaire dentro da bolsa com desodorante roll-on, escova e pasta dental, lenços umedecidos, fio dental e demais itens essenciais.