Pesquisa divulgada pela Genial/Quaest revelou que 43% dos brasileiros têm uma opinião negativa sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O levantamento também aponta que 23% da população avaliam o republicano de forma regular, enquanto 22% têm uma visão positiva.
A sondagem foi realizada entre os dias 27 e 31 de março — antes do anúncio do tarifaço imposto por Trump a 117 países, incluindo o Brasil, divulgado na última quarta-feira (2/4). O recorte da pesquisa foi publicado pelas instituições nesta terça (8/4).
Ao todo, foram ouvidas 2.004 pessoas. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança é de 95%.
Entre as mulheres, a rejeição a Trump é mais acentuada: 47% têm opinião negativa, 21% regular e 16% o avaliam positivamente.
Já entre os homens, 38% enxergam o presidente de forma negativa, enquanto 29% têm avaliação positiva e 26% consideram sua atuação regular.
A reprovação ao republicano predomina em todos os segmentos analisados pela Quaest, com destaque para a forte rejeição entre católicos — 44% têm visão negativa, 23% regular e 20% positiva. Entre os evangélicos, 36% reprovam Trump, 31% o aprovam e 22% mantêm opinião regular.
A maior taxa de rejeição é registrada entre pessoas pretas: 53% desaprovam Trump. Entre os brancos, a desaprovação é de 43%, e entre os pardos, 40%.
Tarifaço
O tarifaço imposto por Trump entrou em vigor na última semana. Entre os países atingidos, está o Brasil, com taxa linear de 10%.
Entre as tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, a de 10% imposta para o Brasil é a mais baixa, junto com as também impostas para países como Reino Unido, Cingapura, Chile, Austrália e Turquia.
Veja a lista completa: