O departamento de jornalismo da Rádio Araguaia foi acionada por ouvinte do Bairro Bateas que reclama a demora na reabertura da Unidade de Saúde do Bairro. Segundo morador, os serviços estão paralisados e a população é obrigada a buscar por atendimento em outra localidade.
Assim, nossa reportagem procurou um posicionamento da Prefeitura Municipal de Brusque que relatou os problemas enfrentados pela unidade. Nos dias 2 e 3 de novembro do ano passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bateas foi severamente afetada pelas fortes chuvas que atingiram a região.
Segundo o executivo, o mau tempo causou infiltrações no prédio, resultando em danos materiais a bens e equipamentos utilizados pelos profissionais de saúde. A situação ainda se agravou devido à retirada do telhado da UBS pela empresa responsável pela reforma, segundo a Prefeitura de Brusque.
Apesar de diversas notificações feitas pela Secretaria de Infraestrutura Estratégica e pela Secretaria de Saúde para que a empresa cumprisse os prazos estabelecidos, incluindo a substituição dos móveis que sofreram perda total (com prazo para entrega de novos até 28/02/2025), a empresa não atendeu às exigências e decidiu abandonar a obra.
Diante disso, as pastas optaram por não prorrogar o contrato. Por sua vez, a Secretaria de Saúde decidiu finalizar a obra de forma independente, com o objetivo de reabrir a unidade o quanto antes.
Atualmente, um processo administrativo está em tramitação contra a empresa, visando apurar os danos causados ao espaço e, consequentemente, à população que depende dos serviços da UBS.
A finalização da obra está em andamento, com a compra dos materiais necessários para a conclusão. A expectativa é que os atendimentos na unidade de saúde do bairro Bateas sejam retomados até o final de abril.