
Santa Catarina enfrenta dias de instabilidade climática, com chuva intensa concentrada no Litoral e regiões próximas. Segundo o Inmet e a Defesa Civil, sistemas de baixa pressão manterão o tempo chuvoso até o fim da semana, elevando os riscos de alagamentos e enxurradas, especialmente no Meio-Oeste e Vale do Itajaí.

Inmet emite alerta laranja para acumulados de chuva de 100 mm em Santa Catarina até o fim de semana – Foto: Deny Campos/Arte/ND
Os períodos mais críticos ocorrerão em dois momentos: até a noite desta terça-feira (8), com pancadas fortes e trovoadas, e a partir da quarta-feira (9), quando a chuva intensa retorna de forma persistente. No Grande Oeste, a tendência é de diminuição gradual dos temporais, com risco baixo para ocorrências graves.

Frente fria traz chuva intensa a SC até o final de semana, alerta Inmet e Defesa Civil – Foto: Divulgação/ND
Inmet emite alerta laranja para chuva intensa com acumulados de até 100 mm
O Inmet (Instituto Nacional de Metrologia) emitiu alerta laranja para acumulados de chuva de até 100 milímetros em Santa Catarina. Um sistema de baixa pressão manterá o tempo chuvoso, aumentando os riscos de alagamentos e enxurradas em diversas regiões. Confira o alerta do Inmtet:
“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Evite enfrentar o mau tempo. Observe alteração nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.

Tempestades devem atingir diversas regiões de SC – Foto: Divulgação/ND
A Defesa Civil de Santa Catarina reforça as recomendações de segurança para a população:
Evitar áreas alagadas e não atravessar pontes ou vias submersas;
Redobrar atenção em encostas e morros;
Observar sinais como rachaduras em muros e inclinação de árvores.
A chuva intensa deve ocorrer entre quarta (9) a sexta-feira (11), de forma persistente e volumosa. A população é orientada a acompanhar os avisos oficiais, já que os sistemas meteorológicos podem alterar a intensidade e localização das chuvas.