A organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (9/4) surpreendeu os investigadores por sua audácia. As fazendas, que eram usadas para armazenar cocaína, foram batizadas com nomes de operações da PF das quais os criminosos foram alvos em outras ocasiões.
Segundo Robson Petter Gonçalves , delegado da Polícia Federal, as fazendas, localizadas na região de Monte Claro (PA), eram usadas, ainda, para fracionar as drogas, posteriormente exportadas para outros países.
“Chamou a atenção o fato de duas fazendas terem sido nomeadas Vera Cruz e Vera Cruz III, em referência a uma operação policial de 2012, que já havia desarticulado esse mesmo grupo criminoso”, informou o delegado.
Foragidos
Durante a operação desta quarta-feira, 12 mandados de prisão preventiva foram cumpridos, além de ordens de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio de ativos. Dois líderes da organização estão foragidos na Alemanha, e a Justiça Federal de Cascavel (PR) já autorizou a inclusão dos nomes na lista de difusão vermelha da Interpol.
Investigações foram realizadas no país europeu, mas, até o momento, nada foi encontrado.