São Paulo — Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, recebe até esta quinta-feira (10/4) três relíquias de Carlo Acutis, que ficou conhecido como o padroeiro da internet.
Uma delas é uma relíquia ex-corpore, termo que designa a um objeto que integra o corpo de um santo, sendo classificado como relíquia de primeiro grau. É diferente das relíquias de segundo grau, que são objetos pessoais do santo, e das de terceiro grau, que são objetos que tocaram o corpo do santo.
No caso de Carlo Acutis, um fio de cabelo do santo, além de um fragmento do corpo e um cinto usado pelo jovem ficarão expostos por três dias.
Nesta quarta-feira (9/4), as relíquias ficam na na Paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá, onde está marcada por orações em homenagem à Carlo Acutis.
No último dia de evento, as relíquias serão levada aos seminaristas no Cearp, à Comunidade Divina Misericórdia e à área de oncologia do HC Criança. A missa de despedida acontece às 18h30 na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto.
Colégios Católicos, Setor Juventude, Movimentos, Associação Privada Internacional de Fiéis (Comunidade Shalom e Comunidade Missionária Divina Misericórdia), Centro Arquidiocesano de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), Hospital (HC Criança) e a Catedral Metropolitana de São Sebastião fazem parte da programação do evento. O Padre Francisco Fábio da Costa Vieira, diretor espiritual do movimento DCA (Devotos de Carlo Acutis) no Brasil, acompanhará a visita.
Quem foi Carlo Acutis
Carlo Acutis foi um adolescente italiano nascido em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra.
Admirador de tecnologia, ele usou seus conhecimentos em programação para criar um site que catalogava milagres ao redor do mundo. O objetivo era compartilhar a beleza da presença de Jesus na Eucaristia com o maior número de pessoas possível. Por isso, ele ficou conhecido como o “padroeiro da internet”.
Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia e faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a padroeira do Brasil.
Os milagres de Carlo Acutis
- Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano após seu primeiro milagre ter sido reconhecido pela Igreja.
- Na ocasião, ele curou uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
- O padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano após a morte dele.
- Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia.
- Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.
- O segundo milagre atribuído ao beato Carlo Acutis é relacionado a cura de uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022.
- Segundo o Vatican News, a costarriquenha Valeria estava internada com poucas chances de sobrevivência e foi curada dias após sua mãe rezar em sua tomba em Assis, na Itália.
Carlo Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, no centro da Itália.