A Empresa Brasileira de Aeronáutica, Embraer, está bem próxima de fechar um acordo de cooperação com a Turkish Aerospace Industries (TAI), que pode mudar os rumos da indústria nacional.
- Jetsons da vida real? Carro voador com rodas impressiona; assista
- Avião temido no Brasil é vendido por preço de Fiat Pulse
Segundo apuração do Turkiye Today, o interesse mútuo se estreitou durante o LAAD Defense & Security 2025, no RIo de Janeiro. A ideia dos turcos envolve dois aviões distintos: o cargueiro C-390 Millennium e um inédito caça de 5ª geração, que seria desenvolvido conjuntamente pelos dois países.
A Turquia, assim como outros países membros da OTAN, tem no C-390 o substituto ideal para os cargueiros C-130 Hercules, que atualmente estão em processo de desativação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A construção de um novo caça com alta capacidade furtiva, por sua vez, beneficiaria tanto a Turquia quanto o Brasil, já que cada uma das nações entraria com parte da tecnologia no projeto da aeronave de combate de 5ª geração.
Strategic partnership with Embraer! ✈️🌍
On the first day of the LAAD 2025 Defense & Security Expo in Brazil, we signed a Memorandum of Understanding (MoU) with Embraer.
🤝 Through this agreement:
✅ Collaboration between the two companies will be strengthened through joint… pic.twitter.com/C9ltTePwJj— Turkish Aerospace (@TUSAS_EN) April 1, 2025
Como será o novo caça de 5ª geração?
O vindouro caça de 5ª geração que poderá nascer da colaboração entre Embraer e TAI terá como base as tecnologias presentes no TF-X, programa turco também conhecido como KAAN.
A Embraer, por sua vez, forneceria todo o conhecimento em design aerodinâmico, sistemas e componentes estruturais, reconhecidos globalmente por suas qualidades em projetos militares.
O Memorando de Entendimento (MOU) já foi assinado e, agora, fica a expectativa para os próximos passos rumo ao inédito caça de 5ª geração que pode ser incorporado à frota da Força Aérea Brasileira (FAB) no futuro.
#NOTÍCIA | Turkish Aerospace e Embraer explorarão oportunidades de produção do E2 na Turquia. Leia a notícia completa: https://t.co/UVaqLXhPod @TUSAS_TR #EmbraerStories pic.twitter.com/KU9FbMubil
— Embraer (@embraer) April 1, 2025
Vale lembrar que a TAI tem parceria também com os programas que desenvolveram alguns dos caças mais letais do mundo, o F-35, da Lockheed Martin, e o F-16 Falcon, comprovando, assim, sua enorme expertise na área de defesa aérea global.
Leia também:
- Chengdu J-36: China exibe caça de 6ª geração rival do F-47
- Top Gun da vidas real: os caças mais rápidos da história
Vídeo: Carro com drone faz sucesso na CES 2025
Leia a matéria no Canaltech.