Datafolha: 58% preferem que Tarcísio tente reeleição; 30%, Presidência

São Paulo — Pesquisa Datafolha publicada nessa quinta-feira (10/4) mostra que a maioria dos paulistas acha que Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve disputar a reeleição ao governo do estado de São Paulo, em vez de tentar uma candidatura à Presidência da República.

Questionados sobre as eleições de 2026, 58% dos entrevistados apoiaram a reeleição do atual governador, enquanto 30% afirmam apoiá-lo para a Presidência. Não souberam responder 12% das pessoas ouvidas.

O Instituto Datafolha ouviu 1,5 mil pessoas espalhadas em 81 cidades paulistas. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Sucessão de Bolsonaro

O nome de Tarcísio é um dos preferidos entre os eleitores de direita para substituir o de Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa à Presidência, caso a inexigibilidade do ex-presidente seja mantida até 2026.

Bolsonaro é réu em um processo por tentativa de golpe e está inelegível até 2030 em razão do caso envolvendo uma reunião com embaixadores, quando proferiu diversos ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Tarcísio vem negando publicamente a possibilidade de disputar a Presidência, mas aliados já discutem a sua sucessão no estado.

Pelo levantamento Datafolha, a preferência para que Tarcísio dispute a reeleição em São Paulo se confirma tanto entre os que se declararam bolsonaristas (61% ante 32% de apoiadores da candidatura à Presidência) quanto entre os petistas (58% contra 28%).

Disputa ao Palácio dos Bandeirantes

O Instituto Datafolha também perguntou aos paulistas qual nome Tarcísio deveria apoiar para o governo de São Paulo caso dispute a Presidência.

Nesse cenário, o nome do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aparece tecnicamente empatado com o do influenciador Pablo Marçal (PRTB): Nunes pontuou 22%, enquanto Marçal, 23%.

Conforme divulgado pelo Metrópoles, o prefeito tem se colocado como possível sucessor de Tarcísio, despertando críticas mesmo entre os aliados. Nas eleições de 2024, ele enfrentou dificuldades para vencer Marçal na capital e contou com o apoio do governador para deixar o influenciador fora do segundo turno.

Na pesquisa Datafolha, foram ventilados outros nomes para substituir Tarcísio em São Paulo. O secretário de Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), foi escolhido por 10% dos entrevistados.

Na sequência surge o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o ex-ministro de Bolsonaro Ricardo Salles, que pontuaram 7%. Nessa quinta-feira (10/5), Manga foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema de corrupção na secretaria municipal de saúde.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), ficou com 6% no levantamento e o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado (PL), com 3%. Dos entrevistados, 12% não escolheram nenhuma das opções e 11% não souberam responder.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.