Este tipo de mel ‘limpa’ as artérias – Duas colheres são suficientes para um coração forte

Mel com colher de mel em pote

Especialistas revelam que consumir duas colheres de mel por dia traz diversos benefícios para o coração – Foto: Canva/ND

Você conhece os benefícios do consumo diário do mel? Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que ingerir duas colheres de mel, especialmente o cru ou monofloral, pode trazer benefícios à saúde.

Apesar de ser composto majoritariamente por açúcares, o alimento demonstrou reduzir glicose em jejum, colesterol total, LDL (“colesterol ruim”), triglicerídeos e marcadores associados à esteatose hepática não alcoólica — além de aumentar os níveis do HDL, o “colesterol bom”.

Como o mel pode afetar o açúcar no sangue

Os resultados, publicados na revista Nutrition Reviews, reuniram dados de 18 ensaios clínicos com mais de 1,1 mil participante. A dose média analisada foi de 40 gramas diária (equivalente a cerca de duas colheres de sopa) durante dois meses.

A conclusão surpreendeu os próprios pesquisadores, já que por muito tempo os açúcares foram tratados como vilões equivalentes para a saúde.

“Esses achados são notáveis, considerando que o mel é composto em cerca de 80% por açúcares. Mas ele também contém compostos bioativos, como proteínas, ácidos orgânicos e antioxidantes, que podem estar por trás desses benefícios”, explicou o Dr. Tauseef Khan, coautor do estudo.

Segundo o professor John Sievenpiper, especialista em saúde pública e nutrição, a pesquisa desmonta a visão simplista de que todos os açúcares têm o mesmo impacto no organismo.

“Os dados mostram que isso não é verdade. O mel possui uma composição única que influencia positivamente o metabolismo”, afirmou.

Benefícios do mel cru e monofloral

Papel verde escrito HDL e vermelho escrito LDL

O alimento demonstrou reduzir glicose em jejum, colesterol total, LDL (“colesterol ruim”) – Foto: Canva/ND

Em estudos anteriores, os pesquisadores indicaram que o mel cru, por não passar por processos de aquecimento e refino, preserva compostos antioxidantes e antimicrobianos.

Uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition aponta que o mel natural pode modular processos inflamatórios e melhorar a função endotelial — fatores diretamente ligados à saúde das artérias.

Além disso, um outro tipo de mel — conhecido como monofloral — tende a ter propriedades específicas mais potentes. Essas variantes concentram nutrientes particulares de suas flores de origem.

Escolhas alimentares

No cenário em que escolhas alimentares rápidas e industrializadas têm dominado o dia a dia, incluir um fonte natural como o mel representa uma alternativa mais saudável à saúde do coração.

Como reforçam os autores, entretanto, o consumo deve ser moderado e inserido em uma dieta equilibrada.

Pessoa consumindo mel com frutas ao seu redor

Incluir um fonte natural  na alimentação representa uma alternativa mais saudável à saúde do coração – Foto: Canva/ND

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.