Com o passar dos anos, é comum que o metabolismo se torne mais lento, trazendo, com isso, dificuldades para emagrecer. O aumento do estresse e as alterações hormonais acabam se tornando obstáculos para quem deseja queimar calorias incômodas, sobretudo após os 50 anos.
Apesar de o famoso “cardio” ser um dos exercícios mais indicados para a perda de peso, é possível emagrecer por meio de diferentes práticas.
Associado a uma alimentação equilibrada, fazer exercício em casa ou em academias é uma forma eficiente de perder peso. De acordo com o personal trainer Cassio Fidlay, os exercícios que trabalham vários grupos musculares simultaneamente são ideais para quem deseja queimar calorias mais rapidamente.
Confira abaixo duas opções para substituir corridas e caminhadas
Agachamento livre: o exercício trabalha a maior parte dos músculos da região inferior do corpo, e ativa a musculatura dos glúteos, quadríceps e isquiotibiais. Ele exige muita energia do corpo, o que aumenta a taxa metabólica o que contribui para queimar mais calorias.
Flexão de braço: para os membros superiores, o personal indica praticar flexão de braço, ou a barra fixa – puxando a barra no sentido das costas. Esse exercício envolve o trabalho de diversas articulações.
“Quando você mexe mais de uma articulação, consegue trabalhar mais de uma musculatura, consequentemente, queima mais gordura”, indica.
Ideal para os +50
As atividades citadas acima são excelentes para queimar mais calorias e preservar massa magra – fator crucial para emagrecer com saúde depois dos 50. Além disso, eles fortalecem o corpo sem exigir equipamentos caros.