Desmaios, desfiles: alistamento na Tailândia vira meme na web

O serviço militar obrigatório na  Tailândia se tornou um grande evento para os internautas nas redes sociais. Com desfiles, comemorações e até desmaios, os rapazes de 21 anos precisam ser sorteados para saber se irão ou não se alistar no exército. Diversos vídeos dos sorteios têm viralizado nas redes.

As Forças Armadas Reais da Tailândia estabeleceram programas de treinamento para oficiais da reserva, com o objetivo de formar futuros líderes no âmbito militar. Aos 21 anos, os jovens tailandeses precisam se submeter a sorteios — muitos não querem se alistar. O processo ocorre todo mês de abril.

Veja como os jovens reagem ao sorteio de alistamento:

 

Nos vídeos, os rapazes tailandeses desfilam para pegar um papel dentro da caixa. Os militares costumam segurar eles até o anúncio oficial, com receio de desmaiarem, como muitos fazem, até mesmo para comemorar.

Com gritos e comemorações, muitos jovens ficam nervosos com o resultado do sorteio, alguns chegam a usar bolsas e até salto alto.

Internautas se divertem com a situação, principalmente brasileiros, que se comparam com a população tailandesa: “Chegou uma das minhas épocas favoritas do ano: alistamento na tailândia”, “Não tem como, é o Brasil da Ásia todinho”, “O alistamento militar na Tailândia é feito por sorteio e todos comemoram quando não passam como se fosse um concurso de Miss ao contrário”.

O Exército da Tailândia é frequentemente associado a uma cultura de violência e a casos de abuso, embora negue essas acusações há anos. Segundo a imprensa internacional, há inclusive relatos de mortes.

Como funciona o serviço militar na Tailândia?

O serviço militar na Tailândia é obrigatório e exige que todos os cidadãos do sexo masculino, geralmente com 21 anos, prestem serviço militar. Isso é regido pela lei tailandesa.

O serviço funciona por meio de sorteio, incluindo todos os homens elegíveis. Caso não se voluntariem, devem participar do sorteio: quem tira um cartão vermelho é convocado para o serviço militar; quem tira um cartão escuro fica isento.

Apesar do desespero de muitos jovens, é possível evitar o alistamento por motivos educacionais ou de saúde, desde que o pedido seja feito previamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.