Ansiedade e depressão são vilões que têm provocado mais de 2 mil afastamentos nos ambientes de trabalho em Sergipe

 

Ansiedade, depressão recorrente, transtorno bipolar, reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação, esquizofrenia, vício em drogas, transtornos esquizoafetivos, alcoolismo e psicose. Segundo o levantamento divulgados pelo Ministério da Previdência, Sergipe registrou mais de 2.300 casos de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão no ano passado.
Sensíveis ao tema e, entendendo que uma das necessidades latentes para lidar com as fortes emoções que a vida proporciona, os profissionais da área da saúde apontam que o autoconhecimento é a chave para compreender os próprios sentimentos e padrões de pensamento.
“Quando uma pessoa se conhece bem, ela tem maior controle sobre o seu desenvolvimento pessoal, além de aumentar seus níveis de autoestima e determinação. Assim, ela potencializa o controle sobre suas emoções, reflete melhor sobre suas escolhas e frustrações. Isso permite que lide melhor com mudanças, imprevistos ou até mesmo situações desconfortáveis, uma vez que a inteligência emocional diminui a impulsividade e torna as pessoas mais analíticas”, pontua Rosângela Moura, fundadora do Grupo Reconectar – um espaço inovador em Sergipe que reúne uma equipe multidisciplinar na área das terapias, espiritualidade e comunicação.
Parafraseando Carl Jung, fundador da psicologia analítica…”quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta”, é possível trazer para discussão uma série de processos de desenvolvimento e amadurecimento emocional, afetivo, cognitivo, relacional e corporal.
“Como o próprio nome indica, o autoconhecimento capacita o indivíduo a compreender suas questões com maior facilidade, o que é essencial para que ele entenda a forma com que se comporta, sente e manifesta suas emoções. Desenvolver o autoconhecimento ajuda a identificar limites, reconhecer forças, fraquezas, sinais de cansaço e, evidentemente, a manter a mente saudável e equilibrada”, finaliza Rosângela Moura.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.