A residência oficial do governador da Pensilvânia (EUA), Josh Shapiro, foi alvo de um incêndio na madrugada deste domingo (13/4). Segundo o próprio governador, ele e sua família foram retirados do local por agentes da Polícia Estadual após o início do fogo, classificado como criminoso pelas autoridades. Ninguém ficou ferido.
O episódio ocorreu por volta das 2h da manhã, em Harrisburg, capital do estado. Em publicação nas redes sociais, Shapiro relatou que foi acordado com batidas na porta feitas pela polícia, que alertava sobre o incêndio. Ele agradeceu aos socorristas e agentes envolvidos na evacuação.
“Todos os dias, apoiamos as autoridades policiais e os socorristas que correm em direção ao perigo para proteger nossas comunidades. Ontem à noite, eles fizeram isso por nossa família”, declarou o governador. “Lori e eu somos eternamente gratos a eles por nos manterem seguros.”
De acordo com comunicado da Polícia Estadual, o incêndio causou “danos significativos” a uma parte do imóvel. Até o momento, não há suspeitos identificados. As investigações seguem em andamento.
A residência do governador da Pensilvânia é uma construção de 2.700 metros quadrados em estilo georgiano, situada às margens do rio Susquehanna. Finalizada em 1968, já abrigou oito governadores e suas famílias. O local também é aberto à visitação pública, com acervo de arte e artefatos expostos no primeiro andar.
Em 2022, o imóvel passou por uma reforma que visava torná-lo mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida e também mais sustentável, de acordo com informações do jornal The Patriot-News.
Josh Shapiro, filiado ao Partido Democrata e de origem judaica, assumiu o governo do estado em janeiro de 2023. Antes disso, atuou como procurador-geral da Pensilvânia. No ano passado, seu nome chegou a ser cogitado para compor a chapa presidencial ao lado de Kamala Harris.