O governo do Reino Unido anunciou neste domingo (13/4) a liberação de um pacote de 20 bilhões de libras (o equivalente a US$ 26 bilhões) para socorrer as empresas britânicas após o “tarifaço” comercial imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com um comunicado divulgado pelo governo do primeiro-ministro Keir Starmer, o pacote permitirá que o UK Export Finance – agência britânica de fomento ao setor de exportação – “amplie seu apoio” às empresas.
Segundo o Ministério das Finanças do governo britânico, o valor total do fundo pode chegar a 80 bilhões de libras (cerca de US$ 104,3 bilhões).
“Milhares de empresas devem se beneficiar desta iniciativa, incluindo aquelas diretamente afetadas pelas tarifas, como marcas britânicas emblemáticas, entre as quais a Rolls-Royce”, informou o governo.
“O mundo está mudando e, por isso, é mais importante do que nunca apoiar nossas empresas de renome mundial”, diz o comunicado assinado pela ministra das Finanças, Rachel Reeves.
O Reino Unido é um dos afetados pelas tarifas de 25% impostas pelos EUA sobre todas as importações de aço, alumínio e veículos. Além disso, o país foi taxado em mais 10% sobre todos os demais produtos.
Na semana passada, Trump anunciou uma pausa de 90 dias na nova rodada de tarifas comerciais recíprocas anunciadas anteriormente, diminuindo a taxa em 10% para mais de 60 parceiros comerciais. Apenas as tarifas contra a China não foram reduzidas.
O governo britânico segue em negociações com autoridades norte-americanas. Neste domingo, em entrevista à Sky News, o secretário do Comércio do Reino Unido, Jonathan Reynolds, disse que as conversas “continuam” e “todas as alternativas” estão sobre a mesa caso não haja um acordo com os EUA.