

Homem que tentou matar companheira com golpes de foice é condenado em SC – Foto: Divulgação/Pexels/ND
Um homem foi condenado a 14 anos de prisão após atacar a companheira com golpes de foice em Caxambu do Sul, no Oeste catarinense.
A sentença foi definida pelo Tribunal do Júri da Comarca de Chapecó na última sexta-feira (11), que acolheu a denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).
Homem que tentou matar companheira com golpes de foice é condenado em SC
O crime ocorreu no dia 21 de julho de 2024, por volta das 15h10, na casa do casal, localizada na área rural do município. Segundo a denúncia, a vítima estava deitada no quarto quando o homem entrou armado com uma faca. Ao pedir que ele deixasse o local e manifestar o desejo de encerrar o relacionamento, o agressor saiu da casa.
No entanto, momentos depois, ele retornou armado com uma foice. A mulher estava na sala, deitada no sofá, acompanhada da filha do casal, quando foi surpreendida pelo agressor, que desferiu ao menos quatro golpes de foice. As agressões atingiram o púbis, punho e ombro esquerdo, além do pescoço da vítima.
O ataque só não terminou em morte porque a mulher conseguiu escapar e se trancou no banheiro, de onde gritou por socorro. Familiares que moravam nas proximidades ouviram os pedidos de ajuda, prestaram socorro e acionaram a PM.
O agressor foi encontrado escondido em uma casa próxima e preso em flagrante. Ele foi condenado por tentativa de homicídio qualificado, com as qualificadoras de feminicídio, motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
A Justiça negou a ele o direito de recorrer em liberdade. O tribunal também aplicou o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), que permite a execução imediata da pena determinada pelo Júri, mesmo que ainda caiba recurso.