Reflexão para feriadão Semana Santa: livro “A Nova Terra Santa”

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trecho do livro de Ancelmo da Rocha, A NOVA TERRA SANTA, a ser lançado em Itabaiana, Sergipe, no dia 01 de agosto de 2025:

 O povo acostumou-se, e a imprensa contribuiu muito para divulgar, a relacionar a vida de Irmã Dulce unicamente a Salvador, lugar onde ela efetivamente nasceu e onde viveu a maior parte dos dias de sua vida, sendo na cidade, inclusive, que desenvolveu a maior parte de suas obras sociais.

Um fato, no entanto, passa despercebido ao longo da história.

Sua vida religiosa começou efetivamente em Sergipe, mais precisamente na cidade de São Cristóvão, a 4ª cidade mais antiga do país, onde entrou para o Convento do Carmo, e dali saiu já freira, aos 19 anos de idade, com o nome de Irmã Dulce, retornando então ao seu Estado de origem, a Bahia. Mas sua relação com Sergipe não para por aí, até mesmo e principalmente, talvez por sua própria determinação, haja escolhido a cidade de Itabaiana, no agreste sergipano, para executar seu primeiro milagre, angariando assim a admiração especial por parte dos itabaianenses. Sua jornada a levou por terras distantes. mas hodiernamente é em Itabaiana que encontramos a conexão entre sua historia e a do estado nordestino.

Itabaiana, a cidade que abraça a tradição e acolhe as novas histórias, acolheu Santa Dulce como uma filha querida. As ruas ganham vida com as lembranças das ações benevolentes da santa e o povo a reverencia e aplaude de maneira calorosa.

Nas praças e igrejas da cidade, é possível sentir a presença inspiradora de Santa Dulce dos Pobres, como uma brisa suave que traz conforto e renovação. Seu legado transcende as décadas e se entrelaça com a história de um povo, alimentando a chama da solidariedade que arde nos corações itabaianenses.

Santa Dulce é itabaianense, sergipana, baiana, brasileira, dos pobres e de todos nós.

Em matéria divulgada pela Prefeitura Municipal de Itabaiana, lê-se a notícia sobre o Mirante de Santa Dulce, localizado naquele município sergipano, ponto de visitas diárias por parte das pessoas que procuram unir fé e cultura. Diz o texto:

Se você está em busca de um lugar encantador, onde a fé se entrelaça com a natureza, o Mirante de Santa Dulce é o destino perfeito para você.

Imagine-se contemplando um pôr do sol inesquecível, com a cidade de Itabaiana aos seus pés e a deslumbrante serra ao fundo. É uma experiência de tirar o fôlego.

No Mirante, você encontrará a Ermida de Santa Dulce, um local sagrado onde a espiritualidade se manifesta de forma intensa. A energia

positiva e a serenidade desse lugar são capazes de renovar a alma e despertar a gratidão em nossos corações.

Itabaiana é conhecida como a “Cidade dos Milagres”, e no Mirante de Santa Dulce você entenderá o porquê. É um local onde a conexão com o divino se faz presente, proporcionando momentos de reflexão, paz e esperança.

Em outra oportunidade, é o Secretário de Cultura de Itabaiana, Dr. Antonio Samarone, quem pontifica em suas redes sociais. Diz o secretário, em artigo publicado no dia 01/06/2023: “Existem em Itabaiana: uma Casa Santa Dulce dos Pobres, que abriga 103 internos com problemas mentais (não são os dependentes químicos); os Missionários e Protetores de Santa Dulce, que distribuem comidas com os famintos; o Oratório do Padre Almir, para quem precisa de rezas e o Caminho de Santa Dulce, liderado por Ancelmo da Rocha, de Salvador até o pé da grande Serra“.

Realmente o mirante ficou lindo. Fica próximo ao Parque dos Falcões, o maior santuário de aves de rapina da América Latina, e passa a ser parte integrante da primeira, das 26 Etapas do Caminho de Santa Dulce dos Pobres, que tem o seu ponto de partida na Maternidade São José, local onde ocorreu o primeiro milagre de Irmã Dulce e termina no Memorial de Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador.

 

Atualização do Blog Devido ao feriadão da Semana Santa e o do Dia de Tirandentes, próxima segunda-feira, 21, o blog só retorna a ser atualizado na terça-feira, 22.

 

 

 

 

 

Empresa pernambucana Moura Dubeux acha que Aracaju é terra sem Lei. Invadiu quase toda calçada em enorme área que comprou na Av. Gov. Paulo Barreto (Beira Mar, antes do Bar Rivaldo). O pedestre tem que andar na faixa do ônibus, inclusive tem postes na calçada que prejudicam mais ainda. Cadê a Emurb? Se fosse um cidadão comum seria autuado. Cadê a Sema? O MPE?

Ainda sobre a saída da Câmara municipal do centro de Aracaju Questionamentos dos leitores ontem: será que não tem terrenos ou imóveis que podem ser demolidos no centro para construção da nova sede? Tem o edifício do governo estadual na Praça Fausto Cardoso que está fechado um bom tempo e poderia ser um ótimo anexo.

Palácio Inácio Barbosa e Defensoria pública péssimos exemplos No centro tem o Palácio Inácio Barbosa fechado há muito tempo cuja reforma o ex-prefeito Edvaldo disse que faria em parceria com a Unit. Só ficou no papel. Tem o prédio da defensoria cuja reforma não acaba nunca e a defensoria pública cuja missão é defender o pobre está localizad um imóvel alugado no Bairro Jardins. Outra contradição! Neste caso o governador Fábio poderia chamar o feito a ordem.

Referência fiscal Com o reconhecimento do Fórum Empresarial, Sergipe ganha ainda mais evidência como um estado promissor. A conquista da nota AAA pela agência de risco Fitch, a mais alta classificação concedida a estados e municípios, colocando o estado entre os mais bem avaliados do país em termos de equilíbrio financeiro, demonstra o comprometimento do Governo com a responsabilidade fiscal e a boa gestão dos recursos públicos. O novo coordenador do Fórum, Sandro Moura, elogiou a atuação do governador Fábio Mitidieri e sua equipe, destacando que os números positivos que Sergipe tem conquistado nos últimos dois anos são responsáveis pelo ambiente de confiança construído.

Repasse O Governo do Estado transferiu R$ 472,7 milhões aos 75 municípios no primeiro trimestre deste ano, valor 10,6% superior ao mesmo período de 2024. O aumento se deve, principalmente, à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que teve alta de 13,7%. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) atribui o aumento na arrecadação ao combate à sonegação e a iniciativas da atual gestão, como ao programa ‘Amigo da Gente’, que promove a conformidade tributária de forma preventiva e colaborativa. A Receita Estadual também destaca o investimento em tecnologia e a modernização da legislação tributária para que o Estado arrecade mais e, assim, possa oferecer melhores serviços à população sergipana nas diversas áreas.

 Aracaju retoma Comitê de Prevenção à Mortalidade Materno-Fetal e Infantil, com foco na redução de óbitos evitáveis Com o objetivo de fortalecer a rede de cuidado e prevenir óbitos evitáveis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju retomou, nesta semana, as atividades do Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materno-Fetal e Infantil. A reativação do comitê representa um avanço na política de saúde pública da capital, ao promover a análise técnica dos casos de morte e propor estratégias que qualifiquem o atendimento à gestante, ao bebê e à criança.

Dados Segundo dados da SMS, Aracaju registrou 46 óbitos infantis em 2023. Desses, 25 foram considerados evitáveis. Já em relação à mortalidade fetal, 27 casos foram notificados no mesmo período. Os dados locais refletem uma realidade nacional que ainda preocupa: o Brasil apresentou, em 2023, taxa de mortalidade infantil de 11,9 por mil nascidos vivos, e uma razão de mortalidade materna de 66 por 100 mil nascidos vivos, segundo o Ministério da Saúde.

 Compromisso com a saúde da mulher e da criança Para a secretária municipal da saúde, Débora Leite, a retomada do comitê reafirma o compromisso da gestão com a saúde da mulher e da criança. “É uma iniciativa fundamental para que possamos analisar cada óbito com profundidade, entender suas causas e, principalmente, traçar ações que fortaleçam o cuidado desde o pré-natal até o pós-parto. Nosso foco é salvar vidas com base em dados, planejamento e sensibilidade”, destacou.

Integração A coordenadora do sistema de informação da Vigilância em Saúde, Raulinna Gomes, enfatizou a importância da integração entre os setores da saúde para enfrentar esse desafio. “O comitê não apenas analisa os dados, mas permite compreender os contextos em que ocorrem os óbitos. Isso nos dá base para desenvolver ações mais eficazes e articuladas dentro da rede”, afirmou.

Profissionais de diversas áreas Presidido pela médica Daniele Moisés, o comitê reúne profissionais de diversas áreas para discutir, de forma técnica e ética, os óbitos registrados no município. “Nosso papel é garantir que cada caso seja analisado com respeito e responsabilidade. A prevenção começa com o reconhecimento das falhas e com o compromisso coletivo de fazer diferente”, explicou Daniele. Com a retomada das atividades, a SMS espera qualificar ainda mais os serviços ofertados, garantindo às gestantes, puérperas e crianças um acompanhamento mais eficaz e humanizado.

Nova ambulância O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, realizou a entrega de uma ambulância tipo B de Suporte Básico ao prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, destinada ao Hospital Regional José Franco Sobrinho. Durante a solenidade, o secretário destacou que o novo equipamento reforçará a estrutura de atendimento não apenas do município, mas também de outras localidades da Grande Aracaju e do leste sergipano, contribuindo para a melhoria dos serviços de urgência e emergência na região.

No Rio Grande do Sul Nos dias 24 e 25 de abril, no Rio Grande do Sul, o Governo do Estado participará de dois encontros promovidos pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação. O objetivo é fortalecer a gestão das entidades públicas de TIC e alinhar estratégias voltadas à transformação digital nos estados. “É um espaço de articulação nacional onde podemos compartilhar boas práticas, debater políticas públicas e, sobretudo, estreitar o relacionamento com outras empresas estaduais de tecnologia da informação, com vistas ao estabelecimento de parcerias estratégicas para futuros projetos do Governo do Estado”, reforçou o presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Bráulio Abreu.

 
 

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

SMTT atendeu apelo De moradores da região: A SMTT trocou a lâmpada que estava queimada no semáforo situado no cruzamento nas Avenidas Gonçalo Rolemberg com Barão de Maruim, porém, o problema agora está no cruzamento da Avenida Gonçalo Rolemberg com a Rua Estância.

PELO E-MAIL  [email protected] 

 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

 Frase do Dia

“Devemos navegar  algumas vezes a favor do vento, é outras contra ele, mas temos de navegar sempre e não nos deixar levar pelo vento, nem jogar a âncora”. Oliver Wendell Holmes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto da catequese do Papa Francisco, preparado para a Audiência Geral desta quarta-feira, 16 de abril, que está suspensa devido ao período de convalescença do Santo Padre, foi disponibilizado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. “Depois de ter meditado sobre os encontros de Jesus com alguns personagens do Evangelho”, introduz o Papa, “gostaria de refletir sobre algumas parábolas”.

A narrativa de Jesus sobre o Filho Pródigo, talvez uma das mais conhecidas do Evangelho (cf. Lc 15, 1-3.11-32), que apresenta também a figura do filho mais velho e do pai misericordioso, foi escolhida por Francisco como tema da reflexão, que logo no início convidou os fiéis a se colocarem pessoalmente dentro da narrativa: “onde estou eu nesta narração?”.

Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-04/papa-francisco-catequese-16-abril-2025.html

O post Reflexão para feriadão Semana Santa: livro “A Nova Terra Santa” apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.