Lanches saudáveis para as crianças: dicas de preparo

Bateu aquele branco na hora de preparar um lanche saudável para as crianças? É normal isso acontecer; afinal, na correria, nem sempre montamos um cardápio para o dia a dia.

É fácil dar um lanche industrializado, que já esteja pronto, na mão para servir à criança. Porém, fazer isso com frequência vai prejudicar a saúde do seu filho. Por isso, troque os industrializados por lanches preparados no seu fogão 5 bocas.

As crianças têm uma demanda energética alta, de modo que precisam de alimentos que tenham não só nutrientes e minerais, mas também alto valor energético. Afinal, elas costumam pular, correr e brincar o dia todo.

O que é essencial na dieta das crianças

Não existe uma regra quando falamos em refeições saudáveis para crianças. No entanto, o ideal é que o lanche seja variado e composto de fontes de proteínas (queijo, leite fermentado, iogurte, ovo, frango e outros), frutas, hortaliças e uma fonte de carboidrato.

Você pode equilibrar os grupos de alimentos nos lanches e variar introduzindo um elemento diferente sempre que possível. Também dá para adicionar tubérculos como mandioquinha, milho ou batata-doce como fonte de carboidrato e de fibras.

Entre as opções proteicas, você pode inserir leite, ovos, iogurte, recheados com frango, atum ou carne para sanduíches. As oleaginosas como castanha-do-pará, castanha-de-caju e amêndoas também são uma fonte pura de proteína, além de serem fontes de gorduras mono e poli-insaturadas.

Seja criativo e adicione frutas e vegetais

Toda criança precisa comer frutas e vegetais, mas isso não precisa ser um momento chato. Os pais podem usar a criatividade para tornar a ocasião divertida, oferecendo frutas e vegetais em versões diferentes.

Por exemplo, eles podem ser desidratados, pois ficam práticos e deliciosos. Você ainda pode colocá-los em uma vasilha decorada para incentivar o consumo. Dá para cortar as frutas em um prato com palitinhos decorados com bichinhos.

Se você tiver mais tempo para testar receitas na cozinha, pode inserir as frutas em receitas criativas. Por exemplo, bolos de aveia ou de chocolate em pó, biscoitos ou cookies de aveia, panquecas de aveia com banana, wraps com legumes e cupcakes integrais.

Substitua os processados por opções caseiras

Mesmo que você tenha a rotina corrida, ainda é possível fazer a substituição de alimentos prontos por opções saudáveis preparadas em casa. Uma dica é deixar os alimentos preparados. Deixe os ingredientes secos e higienizados em recipientes fechados, como os saquinhos para armazenar alimentos ou potes herméticos.

Além disso, se a sua criança já foi exposta a alimentos processados, será preciso fazer uma adaptação de forma gradual. Substituir alimentos ultraprocessados requer paciência, para que os saudáveis sejam introduzidos aos poucos. Algumas ideias são:

  • substitua os bolinhos prontos por bolos caseiros assados em fôrmas de cupcakes;
  • mude os salgadinhos por chips de batata-doce, mandioquinha, berinjela, banana e outros;
  • troque as bolachas recheadas por biscoitos caseiros, de aveia e banana, por exemplo. Você ainda pode acrescentar gotas de chocolate e testar receitas salgadas;
  • substitua os pães com frios e embutidos: aposte nos wraps integrais com frango desfiado, queijo e atum. Pastas de amendoim e geleias sem açúcar também são bem-vindas.

Ideias de lanches rápidos para os pequenos

Você pode montar um lanche saudável com o que tem em casa. Quer fazer a alegria da criançada e manter a energia lá no alto? Confira algumas opções:

  • frutas: podem ser servidas picadinhas com granola ou iogurte;
  • sanduíches: adicione um recheio saudável com queijo, carne, frango e alguma verdura;
  • palitinhos vegetais: os de cenoura são uma ótima opção para substituir a batata frita;
  • chips de maçã: são simples e versáteis. Você pode fazê-los e deixá-los guardados em um pote.

O post Lanches saudáveis para as crianças: dicas de preparo apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.