Google vai parar de usar o endereço ‘google.com.br’; entenda a mudança

O Google anunciou que vai passar a usar apenas o endereço “google.com”, reduzindo o protagonismo do domínio “google.com.br” e demais variações, para acessar o seu buscador. A mudança retira o código do final da URL, mas não é preciso se preocupar: a medida não vai alterar a  experiência de busca dos usuários.

  • Como fazer uma pesquisa no Google Acadêmico
  • Como aumentar o espaço do Gmail e do Drive com o Google One

Segundo a companhia nesta terça-feira (15), os “ccTLD”, domínios de nível superior com código de país, não serão necessários para que o usuário acesse o buscador do Google de maneira local. Os identificadores, no geral, possuem uma abreviação, como “.br” para o Brasil e “.pt” para Portugal.

Estes domínios têm como objetivo levar o usuário à página local de seu país, caso seja um site que possui versões locais diferentes ao redor do mundo. Em alguns casos, por exemplo, a página carrega o conteúdo em inglês, voltado para os Estados Unidos, ao digitar um endereço com apenas “.com”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Contudo, com a evolução da internet, a terminação se tornou opcional para identificar a localização e levar os usuários para páginas locais. É o que acontece atualmente com o Google: desde 2017, se você digitar apenas “google.com”, o endereço te leva automaticamente para o site brasileiro.

O mesmo ocorre com o WhatsApp, Instagram, X e demais plataformas digitais. 

Diante desse cenário, o Google vai se dedicar apenas ao seu endereço principal, com terminação “.com”. Os demais, como “google.com.br” e “google.ng”, serão usados apenas para redirecionar os usuários para o domínio principal.

Em outras palavras: ao usar “google.com.br”, o usuário será levado automaticamente para o “google.com” com a toda experiência local.  

Transição sem impacto

No anúncio, a Big Tech frisou que os usuários não serão impactados pela mudança. O processo acontecerá gradualmente ao longo dos próximos meses, sem fricções para quem utiliza o buscador.

A empresa afirma também que o modo como o buscador funciona não será alterado, assim como as obrigações deles perante a lei de cada país não mudará.

No entanto, se você precisa acessar o Google em outro idioma ou com experiência de outro país, será preciso alterar as configurações do buscador.

Veja também:

  • Como usar o Google Maps
  • Como rotear internet do celular para o PC
  • 5 redes sociais para animais de estimação

VÍDEO: TRAVA Zap: Saiba como evitar!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.