Saiba quem é Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru que recebeu asilo do Brasil após condenação a 15 anos de prisão pela justiça

 

A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, chegou ao Brasil nessa quarta-feira (16), após pedir asilo diplomático por conta de uma condenação na Justiça peruana. Ela e o marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram sentenciados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro no caso da construtora Odeberecht, que se desdobrou na Operação Lava-Jato.

Heredia fez o pedido de asilo na Embaixada do Brasil em Lima logo após o anúncio da sentença. Em coordenação com o governo peruano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu o asilo, e ela obteve um salvo-conduto para deixar o país. Conforme um advogado, Nadine atualmente luta contra um câncer, e a condição de saúde foi levada em conta na aprovação do pedido.

O ex-presidente peruano saiu do tribunal preso, e Nadine não chegou a comparecer à audiência. Devido à boa relação do marido com o presidente Lula e com o PT, Heredia buscou refúgio a embaixada brasileira com o filho Samir Mallko Ollanta Humala Heredia.

Os promotores acusaram Humala e a esposa de lavagem de dinheiro por supostamente ocultarem o fato de que receberam três milhões de dólares (5,62 milhões de reais na época) da Odebrecht para sua campanha presidencial de 2011.

Avião da FAB transportou ex-primeira-dama

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi deslocado ao Peru para transportar a ex-primeira-dama e o filho pequeno. Os dois desembarcaram na Base Aérea de Brasília nessa quarta-feira.

Nadine deverá ter reuniões em Brasília com autoridades federais para regularizar sua entrada e tratar de seu status de asilada política, bem como informar ao governo sobre seus planos de permanência no país.

Quem é Nadine Heredia?

Nadine Heredia tem 48 anos e começou na política no início de sua vida adulta. Ela se formou em comunicação social e se especializou em sociologia. Durante a gestão do marido, que ficou na Presidência do Peru entre 2011 e 2016, Heredia participou ativamente e foi especulado que ela poderia concorrer em uma eleição.

Fonte: Estadão

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.