Jair Júnior pede desfiliação do partido e evita expulsão após acusação de agressão à namorada

Vice-prefeito de Lages solicitou afastamento do cargo após ser preso por violência doméstica – Foto: Divulgação/@jairjuniorlages/Jair Junior/Instagram/ND

O vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, pediu a desfiliação voluntária do Podemos nesta quinta-feira (17). A decisão aconteceu após a sigla comunicar que encaminharia um processo formal de expulsão. A informação foi confirmada à coluna pela deputada estadual e presidente do Podemos, Paulinha.

A reunião da executiva estadual do Podemos, realizada na noite desta quarta em Florianópolis, definiu a expulsão dele após o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) oferecer uma denúncia contra o vice-prefeito. Jair Júnior é acusado de violência doméstica contra a ex-namorada.

Além de suspeita de agressão, pesa sob ele a acusação de cárcere privado por pelo menos 12 horas contra a ex-companheira. O caso foi registrado em 22 de março, quando Jair Júnior foi preso em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado.

Jair Júnior chegou a ser alvo de processos de impeachment no mês passado, mas os procedimentos foram suspensos pelo Poder Judiciário. O juiz Sérgio Luiz Junkes, da Vara da Fazenda Pública de Lages, aceitou o pedido de liminar apresentado pelo vice-prefeito para interromper o processo.

Jair Júnior foi denunciado pelo MPSC

A denúncia, apresentada pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, cita os crimes de lesão corporal (duas vezes), cárcere privado, perseguição e invasão a dispositivo de informática.

O MPSC pediu a prisão preventiva do vice-prefeito de Lages durante a audiência de custódia, mas o agente político pagou uma fiança e foi liberado. A sequência das apurações apresentou novos fatos e, agora, ele foi denunciado pelo órgão, tornando-se réu.

Conforme a denúncia, o réu já havia agredido a ex-companheira, pelo menos, uma vez, no primeiro dia do ano, logo após tomar posse para o cargo público.

Na época, os dois ainda namoravam, e o agente político teria apertado os braços e o rosto da vítima por ela não querer postar uma foto com ele nas redes sociais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.