Com mais de dois séculos de tradição, a Feira de Caxixis figura entre as principais expressões da cultura popular da Bahia. O evento começa nesta quinta-feira (17) e segue até domingo (20), em Nazaré, no Recôncavo Baiano, reunindo em sua maioria artesanatos de origem cerâmica. A novidade para a edição de 2025 é a Feira Artesanato da Bahia, integrando a programação do evento com peças que valorizam a ancestralidade e cultura do Estado.
Além das tradicionais cerâmicas de Maragogipinho, habitualmente presentes na Feira, este ano o público poderá adquirir outras peças feitas a partir de uma diversidade de técnicas artesanais. Na Feira Artesanato da Bahia, serão comercializadas também produtos em madeira, moda artesanal adulto e infantil e produtos vindos das regiões do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul.
Como parte da programação da Feira de Caxixis, a Feira do Artesanato da Bahia conta com o fomento da Secretaria de Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA), em parceria com a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê, que executa o projeto “Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda”. A ação também tem como parceira a Associação Fábrica Cultural, através do programa Artesanato da Bahia.
“É motivo de muito orgulho para a CFA e a Setre participar pela primeira vez da Feira de Caxixis em Nazaré. Essa que é uma das feiras mais antigas do Brasil e carrega consigo a força da cerâmica de Maragogipinho e de toda a região. Então, nossas saudações à organização, à Prefeitura e o agradecimento por nos ter convidado para participar desse evento que é referência”, destaca o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.
Atraindo público visitantes de diversas partes do estado e do país, a Feira de Caxixis reúne, principalmente, artesãos de Maragogipinho – distrito de Aratuípe – reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâmica da América Latina, acumulando quase 300 anos de tradição. A cerâmica local carrega consigo forte influência afro-indígena em uma prática social local com cerca de 80% da população envolvida. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Nazaré e tem o apoio do Governo do Estado da Bahia.
Oportunidade
A Feira em Nazaré é uma vitrine para artesãos e artesãs apresentam ao público sua diversidade socioprodutiva que inclui peças imbuídas de história e significados – entre objetos decorativos, religiosos e utilitários desde vasos e luminárias, santos, quartinhas, talhas, porta-incenso, gameleiras, travessas, panelas, pratos, moringas e roupas.
Atrações musicais
Nesta edição, a Feira de Caxixis segue com apresentações musicais gratuitas, em dois palcos principais, no Centro de Nazaré. Entre os artistas e grupos confirmados estão Jorge Vercilo, Diego Morais, Xandy Harmonia, Filhos de Jorge, Miriam Nascimento, Timbalada, Silvano Salles, Robyssão, Jau, Viola de 12, Toque Dez, Solange Almeida, Tayrone, e muito mais. A programação na íntegra está disponível no perfil oficial do evento no Instagram: @feiradecaxixisoficial;
O post Feira de Caxixis inclui artesanatos de origem e valoriza raízes ancestrais apareceu primeiro em Criativa Online.