Três temperos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e emagrecer

É muito comum que o corpo passe por variações de peso durante o dia. O inchaço pode ter inúmeras razões, e há algumas formas de combatê-lo. Adicionar temperos variados nas comidas não apenas confere um sabor diferente, como podem ajudar contra a retenção de líquidos e outros processos que causam o aumento de peso.

Incluir diferentes especiarias pode ser uma forma prática e simples de melhorar a alimentação. Segundo a nutricionista Cíntia Firmino, o inchaço pode ser causado não só pela retenção de líquidos, mas também pelo consumo excessivo de sal, alterações hormonais ou problemas renais. É importante procurar um médico caso ele venha acompanhado de outros sintomas.

4 imagens

Rica em antioxidantes, a canela é muito associada ao tratamento de Alzheimer e Parkinson

A canela pode ser utilizada em preparações como bolos e pães
Gengibre pode ser usado em cremes, chás, molhos e biscoitos
1 de 4

A cúrcuma tem se mostrado eficaz no combate à inflamação, um fator frequentemente presente em pessoas com diabetes, e pode contribuir para a melhora da sensibilidade à insulina

SportLife/Reprodução

2 de 4

Rica em antioxidantes, a canela é muito associada ao tratamento de Alzheimer e Parkinson

Getty Images

3 de 4

A canela pode ser utilizada em preparações como bolos e pães

Getty Images

4 de 4

Gengibre pode ser usado em cremes, chás, molhos e biscoitos

iStock

Processos inflamatórios do corpo também pode ser uma das razões. Em casos em que o inchaço está apenas interligados a variações comuns de peso, o consumo de determinados temperos pode ajudar.

Entre eles, estão:

  1. Cúrcuma: por ser rica em curcumina — composto bioativo com potente ação anti-inflamatória e antioxidante —, a cúrcuma ajuda a reduzir processos inflamatórios no corpo. Firmino indica que isso pode aliviar o inchaço e dores associadas. A curcumina ainda é capaz de inibir mediadores inflamatórios, como as citocinas. A nutricionista indica o uso do tempero em caldos, sopas, arroz ou refogados. “Ou até como base para o leite de cúrcuma”, emenda.
  2. Gengibre: além de facilitar a digestão, a raiz é capaz de reduzir gases. De acordo com a nutricionista Beatriz Beltrami, o gengibre é um termogênico natural e tem propriedades anti-inflamatórias. “Ele é versátil e pode ser incluído no dia a dia em forma de chá, suco, sopas ou ralado fresco em receitas”, sugere.
  3. Canela: em terceiro lugar, está a canela. Beltrami descreve que a especiaria é de fácil acesso, além de ser bastante prática para incluir na rotina. O consumo do tempero pode favorecer a digestão e ajudar a reduzir desconfortos gastrointestinais. O ideal é combiná-la com frutas, mingaus, cafés, ou mesmo em preparações doces, como bolos e pães.

Firmino ainda descreve que a canela colabora para a redução da glicemia, contribuindo para evitar a retenção de líquidos, além de trazer benefícios para a circulação, o que pode ajudar na redução de inchaços. Um tempero extra sugerido pela especialista é a pimenta-do-reino. Isso por que o princípio ativo da pimenta é a piperna.

“Ela potencializa a absorção da curcumina e ainda tem ação anti-inflamatória própria, contribuindo para a redução de edemas e inchaços”, afirma Firmino.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.